Sociologia econômica weberiana e economia neo-schumpeteriana da inovação: aproximações teóricas.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672512797Palavras-chave:
Sociologia econômica, Economia da inovação, Teoria social, Tecnologias da informação, Indústria de computação.Resumo
O artigo relaciona a economia da inovação neo-schumpeteriana e a sociologia econômica de Weber, propondo sua convergência. Visa, assim, a contribuir teoricamente junto à bibliografia com interesse na análise social dos mercados. Debate de que forma o primeiro grupo de autores representou um passo significativo à teoria econômica, com a crítica ao comportamento maximizador e à racionalidade plena, associada à proposta de considerar história e instituições. Considera, porém, que se pode ampliar tal resultado. Para isso, o artigo pretende tratar sobre inovação através da ideia de ação social, considerando, nos conceitos de paradigma, mudança qualitativa, equilíbrios temporários e formação de padrões, um processo a ser compreendido através da sociologia. Ilustra tal debate observando a variabilidade histórica presente na apropriação de um conceito econômico específico – os retornos crescentes – no que se refere à indústria de computação.
http://dx.doi.org/10.5902/2236672512797
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).