A difícil construção da liderança solidária compartilhada.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672512792Palavras-chave:
Economia Solidária, Liderança, Lógicas de Solidariedade, Autogestão, Grupos.Resumo
Este artigo tem como tema central a questão da liderança no contexto do trabalho autogestionário, discutindo as possibilidades e limites de uma liderança solidária compartilhada na autogestão. Busca-se compreender o fenômeno por meio da análise das di- ferentes lógicas de solidariedade que operam no âmbito da economia solidária. Metodologicamente, utilizamos um estudo de casos múltiplos, realizado junto a três empreendimentos econômicos solidários, de segmentos de atuação diferenciados, na cidade de São Leopoldo/ RS. Os conceitos de economia solidária e de liderança são abordados em uma perspectiva sociológica, e os dados foram coletados com base na observação, análise de corpus documental e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo Temático. As conclusões apontam para a complexidade e as contradições que caracterizam as múltiplas lógicas de solidariedade existentes entre os atores sociais, no contexto dos empreendimentos. Destaca-se a importância da compreensão sobre as permutas sociais em curso, com vistas ao crescimento do sujeito por meio da aprendizagem coletiva e cooperativa, possibilitando a experimentação e o desenvolvimento da prática da liderança solidária compartilhada.
http://dx.doi.org/10.5902/2236672512792
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).