A difícil construção da liderança solidária compartilhada.
DOI :
https://doi.org/10.5902/2236672512792Mots-clés :
Economia Solidária, Liderança, Lógicas de Solidariedade, Autogestão, Grupos.Résumé
Este artigo tem como tema central a questão da liderança no contexto do trabalho autogestionário, discutindo as possibilidades e limites de uma liderança solidária compartilhada na autogestão. Busca-se compreender o fenômeno por meio da análise das di- ferentes lógicas de solidariedade que operam no âmbito da economia solidária. Metodologicamente, utilizamos um estudo de casos múltiplos, realizado junto a três empreendimentos econômicos solidários, de segmentos de atuação diferenciados, na cidade de São Leopoldo/ RS. Os conceitos de economia solidária e de liderança são abordados em uma perspectiva sociológica, e os dados foram coletados com base na observação, análise de corpus documental e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo Temático. As conclusões apontam para a complexidade e as contradições que caracterizam as múltiplas lógicas de solidariedade existentes entre os atores sociais, no contexto dos empreendimentos. Destaca-se a importância da compreensão sobre as permutas sociais em curso, com vistas ao crescimento do sujeito por meio da aprendizagem coletiva e cooperativa, possibilitando a experimentação e o desenvolvimento da prática da liderança solidária compartilhada.
http://dx.doi.org/10.5902/2236672512792
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants:
a) Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent le droit revue de la première publication de l'œuvre à la fois sous licence Creative Commons Attribution, qui permet le partage du travail et la reconnaissance de sa première publication dans ce journal.
b) Les auteurs sont en mesure de prendre des contrats supplémentaires séparément pour distribution non exclusive de la version de l'article publié dans ce journal (par exemple, dans le dépôt institutionnel ou de publier sous forme de chapitre de livre), avec la reconnaissance de sa publication initiale dans cette revue.
c) Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier leur travail (par exemple, dans les dépôts institutionnels ou sur leur site internet) avant et pendant le processus de soumission en ligne, car il peut conduire à des échanges fructueux, ainsi que d'augmenter l'impact et la citation des travaux publiés.