A presença de estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Catarina: um panorama a partir do Programa de Ações Afirmativas – PAA/UFSC.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672511226Palavras-chave:
Ensino superior, Ações afirmativas, Povos indígenas, Interculturalidade, Democratização.Resumo
O artigo aborda uma avaliação do Programa de Ações Afirmativas (PAA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no que tange à situação de ingresso e permanência de estudantes pertencentes a povos indígenas. Para tanto, utiliza-se de levantamento bibliográfico acerca da legislação sobre ações afirmativas; de informações institucionais coletadas junto à Comissão Permanente do Vestibular (COPERVE) e ao Departamento de Administração Escolar (DAE); e de relatos feitos pelos estudantes indígenas em consultas realizadas em 2010, 2011 e 2012 por bolsistas Capes/ REUNI do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC. Esse conjunto de informações permitiu traçar um panorama acerca da relação dos indígenas com a Universidade Federal de Santa Catarina e viabilizou a elaboração de sugestões, levadas à Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Ações Afirmativas, como parte do processo de avaliação institucional do PAA. Tais elementos, também expressos neste artigo, visam ainda contribuir com as discussões presentes no cenário atual das instituições de ensino superior brasileiras e suas adequações à recente Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012, também conhecida como “Lei de Cotas”.
http://dx.doi.org/10.5902/2236672511226
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).