A experiência no curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica.

Autores

  • Clarissa Rocha de Melo Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672511223

Palavras-chave:

Ensino Superior Indígena, Licenciatura intercultural, Antropologia da Educação, indígenas Guarani, Processos de Conhecimento.

Resumo

Este artigo faz parte da minha Tese de Doutorado em Antropologia Social, em vias de conclusão. Proponho no presente artigo, refletir sobre o Ensino Superior Indígena, a partir da experiência como pesquisadora no curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, sediado na Universidade Federal de Santa Catarina. As contribuições aqui mencionadas são fruto de uma pesquisa que se inicia em 2011, no referido curso, e estende-se nos anos seguintes com as atribuições de orientadora dos acadêmicos Guarani, no tempo-comunidade – momento de intervalo entre as etapas presenciais, em que os acadêmicos estão nas respectivas aldeias indígenas. Finalmente como docente colaboradora, nas disciplinas de Infância Indígena e Práticas Corporais, tive oportunidade de conhecer um pouco mais esses acadêmicos e suas trajetórias escolares. Destarte, o artigo pretende contribuir nas reflexões sobre Ensino Superior Indígena – a partir das vivências junto aos acadêmicos Guarani –, na busca de compreender seus processos de aquisição de conhecimentos, e como estes dialogam com o Ensino Superior.

 

http://dx.doi.org/10.5902/2236672511223


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Publicado

2013-10-30

Como Citar

Melo, C. R. de. (2013). A experiência no curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 3(1), 120–148. https://doi.org/10.5902/2236672511223