Planejamento estratégico na pandemia: um estudo de caso em um observatório de cooperativas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043267856Parole chiave:
Planejamento estratégico, Observatório de cooperativas, COVID-19, Aprendizagem organizacional, Comunicação organizacionalAbstract
O planejamento estratégico, essencial para o direcionamento e sobrevivência das organizações, se faz ainda mais importante em situações de crise, como a imposta por uma pandemia. O objetivo deste artigo é relatar o desenvolvimento do planejamento estratégico do Observatório de Cooperativas da Universidade de São Paulo, realizado por meio de ferramentas digitais de gestão e tecnologias da informação e comunicação organizacional. Para tanto, como metodologia, realizou-se o levantamento bibliográfico acerca deplanejamento estratégico, seguido da apresentação do estudo de caso sobre o desenvolvimento prático proposto no Observatório de Cooperativas da Universidade de São Paulo, realizado em modo virtual em função das limitações impostas pela pandemia da COVID-19. Apesar das dificuldades impostas pela aprendizagem de novas tecnologias comunicacionais, o Observatório demonstrou eficiência em ser resiliente e estratégico, bem como foi capaz de promover e coordenar importantes ações que levaram ao desenvolvimento deseu planejamento mesmo diante das condições negativas impostas pela pandemia da Covid-19.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, J. S. C.; OLIVEIRA, S. S. Planejamento estratégico em empresas de pequeno porte. Revista gestão & sustentabilidade, v. 2, n. 1, p. 38-56, 2020.
ANDION, M. C.; FAVA, R. Gestão empresarial. Curitiba: Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus, 2002.
ANDRADE, J. C.; OLIVEIRA, V. M.; MOTA, H. C. M.; LOPES, E. M.; FONTÃO, H. Aplicação da análise SWOT para identificar oportunidades para o desenvolvimento econômico e social. In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 9., 2008, São José dos Campos. Anais [...] São José dos Campos: Universidade do Vale do Paraíba, 2008. p. 1-6.
ASCENT BUSINESS INTELLIGENCE. Conheça 4 tipos de análise de dados de big data. 2017. Disponível em http://www.universidadebi.com.br/conheca-4-tipos-de-analisede-dados-de-big-data/.
BEZERRA, A. C. V.; SILVA, C. E. M.; SOARES, F. R. G.; SILVA, J. A. M. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, v.25, n.1, 2411-2421, 2020. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/csc/v25s1/1413-8123-csc-25-s1-2411.pdf. Acesso em 28 mar. 2021.
CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 12 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 5. Ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
COLOMBO, S. S. Gestão educacional: uma nova visão. Porto Alegre: Artmed, 2004.
CRUZ, D. M. de B.; NERIS, L. M.; VILAS BOAS, L. G.; MENEZES. J. D. de S. Aplicação do planejamento estratégico a partir da análise SWOT: Um estudo numa empresa de tecnologia da informação. Anais [...] do IX SIMPROD, 2017.
CUNHA, C. J. C. Planejamento estratégico: uma abordagem prática. Publicação do NEST – Núcleo de Estudos – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1996.
DAMIAN, I. P. M.; CABERO, M. M. M. Inter-relações entre gestão do conhecimento e memória organizacional. Palabra Clave (La Plata), v. 10, n. 1, e106, 2020a.
DAMIAN, I. P. M.; CABERO, M. M. M. Proposição de um modelo de gestão do conhecimento voltado às características da memória organizacional. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 25, p. 01-21, 2020b.
DAMIAN, I. P. M.; SANTOS, B. R. P.; FALCÃO, N. T.; COSTA, D. R. M. Gestão do conhecimento para o planejamento estratégico na pandemia: um estudo de caso em um observatório de cooperativas. Palabra Clave (La Plata), vol. 11, n° 1, e144 2021
DEL-MASSA, H. C. O.; DAMIAN, I. P. M.; VALENTIM, M. L. P. Competência em informação no apoio à gestão do conhecimento. Informação & Sociedade: Estudos, v. 28, n. 1, 2018.
DRUCKER, P. Introdução à administração. São Paulo: Pioneira, 1984.
FISCHMANN, A. A.; ALMEIDA, M. I. R. Planejamento estratégico na prática. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GUAZZELLI, A. O que é análise preditiva?. 2012. Disponível em: https://www.ibm.com/developerworks/br/industry/library/ba-predictiveanalytics1/index.html.
HEKIMA. Big data e Netflix: uma parceria de sucesso. 2011. Disponível em http://www.bigdatabusiness.com.br/netflix-e-big-data-uma-parceria-de-sucesso/.
KICH, J. I. D. F.; PEREIRA, M.F. Planejamento estratégico: os pressupostos básicos para uma implantação eficaz. São Paulo: Atlas, 2011.
KOTLER, P. Administração de marketing. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.
LIMA, F. O.; TEIXEIRA, P. C. Direcionamento estratégico e gestão de pessoas nas organizações. São Paulo: Atlas, 2000.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação dos dados. São Paulo: Atlas, 2013.
MCCREADIE, K. A arte da guerra SUN TZU: uma interpretação em 52 ideias brilhantes. São Paulo: Globo, 2008.
MINTZBERG, H. The rise and fall of strategic planning. Nova York: Free Press, 1994.
MILES, R. E.; SNOW, C. C. Organizational strategy, structure and process. New York: McGrawHill, 1978.
PORTER, M. Competitive advantage: creating and sustaining superior performance. New York: The Free Press, 1985
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
QUEIROZ, S. L.; FERREIRA, L. N. A. Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista ‘ciência hoje’ relacionados à química. Ciênc. Educ., Bauru, v.19, n.4, p.947-969, 2013. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n4/v19n4a11.pdf. Acesso em 20 abr. 2021.
SANTOS, B. R. P.; DAMIAN, I. P. M.; COSTA, D. R. M. Sustentabilidade, monetização digital e suas relações com a gestão do conhecimento. In: CARVALHO, F.C.A. de. C (Org.). Ensaios sobre transformação digital e gestão do conhecimento. 1ºed. São Paulo: SBGC, 2020, pp. 42-45.
TEIXEIRA, C. A.; ALONSO, V. L. C. A importância do planejamento estratégico para as pequenas empresas. In: Simpósio de excelência em gestão e tecnologia (SEGeT), XI, 2014, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...] Rio de Janeiro, RJ, 2014.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Ieda Pelógia Martins Damian, Nidelson Teixeira Falcão, Davi Rogerio de Moura Costa

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).