Análise da eficiência sócio financeira de uma cooperativa de crédito de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043227866Palabras clave:
Cooperativa de Crédito, Indicadores Financeiros, Prestação de ServiçosResumen
A busca por serviços prestados pelas cooperativas de crédito vem crescendo de forma significativa. As cooperativas de crédito são instituições financeiras que tem como principal finalidade a prestação de serviços bancários e intermediação financeira, buscando a geração de benefícios aos seus associados mediante oferecimento de serviços mais baratos e taxas de juros mais acessíveis. Considerando o objetivo dessas instituições, o presente estudo busca avaliar a eficiência sócio financeira de uma cooperativa de crédito da Região da Zona da Mata de Minas Gerais, considerando os indicadores financeiros e a atividade de prestação de serviços bancários. Para o cálculo e análise dos indicadores foram utilizados dados do Balanço Patrimonial (BP) e da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) referentes ao período de 2010 a 2015. Para o tratamento dos dados usou-se a técnica de cálculo dos indicadores financeiros apropriados para as instituições financeiras e o deflacionamento de valores. Como resultado, observa-se que a cooperativa apresenta boa liquidez e rentabilidade, além de prestar serviços em condições mais favoráveis aos seus associados do que o mercado bancário tradicional.
Descargas
Citas
ASSAF NETO, A. Mercado financeiro (12a ed., p. 381). São Paulo: Atlas. 2014.
ASSAF NETO, A.; LIMA, F. G. Curso de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 2 ed. 2011.
BARROSO, M. F. G. Distribuição de resultados e desempenho de cooperativas de crédito: estudo comparativo no Estado de São Paulo. 2009. Dissertação (Mestrado). Ribeirão Preto: USP.
BRESSAN, V. G. F.; BRAGA, M. J.; BRESSAN, A. A.; RESENDE FILHO, M. A. Uma aplicação do sistema PEARLS às cooperativas de crédito brasileiras. Revista de Administração (FEA-USP), v. 46, n. 3, p.258-274, jul./ago./set. 2011.
COOPAGRICOLA. Educação Cooperativa. Disponível em: http://www.coopagricola.com.br/educacaocooperativa/. Acesso em 24/05/2016.
FERREIRA, M. A. M.; GONÇALVES, R. M. L.; BRAGA, M. J. Investigação do desempenho das cooperativas de crédito de Minas Gerais por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA). Economia Aplicada, v. 11, n. 3, p. 425-445, 2007.
GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Pearson Pratice Hall, 12 ed. 2010.
GONÇALVES, R. M. L. Condicionantes do risco de liquidez em cooperativas de economia e crédito mútuo de Minas Gerais. Universidade Federal de Viçosa, dezembro de 2005.
OLIVEIRA JUNIOR, C. C. de. Avaliação da Eficiência Empresarial das Cooperativas. Curitiba: Ocepar 13ed. 1996.
PINHEIRO, M. A. H. Cooperativas de Crédito: historia da evolução normativa no Brasil. Brasília: BCB, 2008.
PORTAL DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO. Cenário Mundial e Cenário Brasileiro. Disponível em: http://cooperativismodecrédito.coop.br/cenario-mundial/cenario-brasileiro/. Acesso em 13/08/2016.
SANTOS, C. A. dos. Cooperativa de crédito – Série empreendimentos coletivos (p. 45). Brasília: SEBRAE. 2009.
SCHARDONG, A.. Cooperativa de crédito: instrumento de organização econômica da sociedade. Porto Alegre: Rigel, 2002.
SOARES, M. M.; MELO SOBRINHO, A. D.. Microfinanças: o papel do Banco Central do Brasil e a importância do cooperativismo de crédito. 2 ed. Brasília: BCB, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).