Análise das estratégias de legitimidade de suchman no período pré, durante e pós-pandemia em cooperativas de crédito do médio oeste Paranaense
Palavras-chave:
Pandemia, Legitimidade, Cooperativas de créditoResumo
O trabalho teve por objetivo analisar os relatórios divulgados voluntariamente por duas cooperativas de crédito, a fim de verificar se as informações divulgadas, sobre suas ações sociais, tinham por objetivo ganhar, manter ou recuperar a legitimidade, conforme a tipologia de Suchman (1995). Em relação à metodologia, este estudo se caracteriza como descritivo e com abordagem qualitativa, por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que as cooperativas realizaram divulgação de informações sobre ações sociais que se caracterizam como forma de legitimação, na maioria dos casos, de forma pragmática, seguida pela forma de manter a legitimidade. Entende-se que essas organizações atuam no sentido de entender as necessidades da sociedade e trabalhar para solucioná-las, gerando maior confiabilidade e consequentemente melhores resultados. Conclui-se que as cooperativas de crédito utilizam em maior quantidade as formas de ganhar legitimidade de forma pragmática por meio da divulgação de ações sociais realizadas.
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