A ouvidoria como mecanismo de contribuição à gestão organizacional: um estudo em uma cooperativa de crédito no estado de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043288159

Palavras-chave:

Transparência, Cooperados, Associados, Accountability, Papel da ouvidoria

Resumo

A ouvidoria é uma unidade fundamental para a construção da confiança entre uma organização e suas partes interessadas. Representa a disponibilidade de um canal de comunicação independente para que os clientes expressem preocupações, opiniões e recebam feedback. Também contribui com a abertura e honestidade nas relações organizacionais, estabelecendo um terreno sólido para a colaboração e a lealdade. Diante deste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel da ouvidoria como mecanismo de contribuição à gestão organizacional de uma cooperativa de crédito no Estado de Mato Grosso. Para alcançar este objetivo, foi efetuada uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e descritiva, com auxílio de uma pesquisa bibliográfica por meio de um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, realizadas com gestores da cooperativa de crédito. Os resultados demonstram que os gestores têm percepções similares sobre o papel da ouvidoria, especialmente sobre a postura ética dos ouvidores, a confiabilidade, a agilidade, o tempo de resposta e a efetividade na intermediação das manifestações demandas via ouvidoria. Por fim, a pesquisa pode contribuir com a consolidação da importância de ouvidoria como um mecanismo que auxilia a gestão, em especial as cooperativas de crédito que partem do princípio de adesão livre e voluntária e gestão democrática pelos próprios associados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cezar de Lara, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Raquel Hadassa Zanol Nogueira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Tecnóloga em Gestão de Negócios e Inovação

Referências

ALVES, Luciane Fatima; PANTALEÃO, Carlos Henrique Zanelato; BEZERRA, Renata Camacho; PEREIRA, Eliane Nascimento. A atuação da ouvidoria na gestão estratégica e participativa das instituições públicas: uma revisão sistemática. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, Teófilo Otoni, v. 14, n. 1, p. 1 -18, 2023.

BACEN. Relatório de Cidadania Financeira - 2018. Brasília: Banco Central do Brasil, 2018.

BACEN. Resolução n. 3.477, de 26 de julho de 2007. Dispõe sobre a instituição de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Brasília, jul. 2007.BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BURBRIDGE, Richard Marc; BURBRIDGE, Anna. Gestão de Conflitos: desafios do mundo corporativo. São Paulo: Saraiva, 2012.

CALLEGARI, José Antonio. Ouvidoria - Gestão Pública Dialógica. Revista LOGEION: Filosofia da informação, [S.l], v. 10, Edição Especial 1, p. 17 – 32, 2023.

CAMELO RINCÓN, Milton Samuel. Análisis de la transparencia organizacional y el poder económico a partir la teoría de juegos. Universidad & Empresa, Bogotá, v. 22, n. 38, p. 257-278, 2020.

CGU. Manual de ouvidoria pública. Revista e ampliada, atualizada pela lei n. 13.460 e decreto n. 9.492/2019. Brasília: Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, 208.

CORDEIRO, João. Accountability: a evolução da responsabilidade pessoal. São Paulo: Évora, 2013.

COVEY, Stephen R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. 15. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2009.

KALIL, Eduardo. Como implantar ouvidoria e atuar nessa área. São Paulo: Trevisan, 2013.

MOREIRA, Raquel Zimermann de Sousa. A ouvidoria universitária como mecanismo de governança e accountability: estudo de caso na Universidade Federal Fluminense. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.

PALADINI, Edson P.; BRIDI, Eduardo. Gestão e avaliação da qualidade em serviços para organizações competitivas: estratégias básicas e o cliente misterioso. Barueri: Grupo GEN, 2013.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005.

SILVA, Helizena Celestino. A influência da ouvidoria como ferramenta de Gestão Estratégica. Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman(ABO), São Paulo, v. 3, n. 1, p. 79-91, 2020.

SOARES, Aline Pereira; KLÜSENER, Cristiane Sangoi; ANDRADE, Luiz Cristiano de. Pesquisas sobre o atendimento da ouvidoria: insumos para gestão. Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 185-200, 2021-2022.

SOUZA, Fabrício Brandão de. SANTIAGO, Alvany Maria dos Santos. Os principais assuntos das manifestações registradas na Ouvidoria Geral da Univasf. Revista Semiárido De Visu, [S.l], v. 11, n. 3, p. 719-736, 2023.

Downloads

Publicado

2025-06-04

Como Citar

Lara, J. C. de, & Nogueira, R. H. Z. (2025). A ouvidoria como mecanismo de contribuição à gestão organizacional: um estudo em uma cooperativa de crédito no estado de Mato Grosso. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 12(23), e88159. https://doi.org/10.5902/2359043288159

Edição

Seção

Gestão e Governança