Associativismo e desenvolvimento rural: as contribuições de um Gestor de Cooperativas em um empreendimento da agricultura familiar na Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043288008

Palavras-chave:

Associativismo rural, Desenvolvimento comunitário, Assistência técnica, comercialização

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a importância do associativismo para o desenvolvimento rural, a partir das experiências de um gestor de cooperativas na Associação dos Remanescentes de Quilombos Vila Guaxinim (ARQUIVIG), localizada no município de Cruz das Almas no território do Recôncavo da Bahia. Metodologicamente, este estudo pode ser descrito como um estudo de caso, que contou com a realização de trabalho de campo onde houve a aplicação de um Diagnóstico Rural Participativo (DRP) e de questionário semiestruturado para a caracterização dos agricultores associados e seus respectivos estabelecimentos. A pesquisa demonstrou que os agricultores familiares da comunidade ainda enfrentam inúmeros desafios, destacando os modelos de práticas agrícolas, diversificação dos canais de comercialização, assistência técnica, dentre outros. Deixando evidente a necessidade de novas políticas públicas e financiamentos que venham contribuir para o fortalecimento da produção agrícola da comunidade, fortalecimento da assistência técnica, novos canais de comercialização, dentre outras ações necessárias para o alcance do desenvolvimento comunitário.

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Biografia do Autor

Vinícius de Jesus Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Especialista em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM.

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Publicado

2025-08-20

Como Citar

Ferreira, V. de J. . (2025). Associativismo e desenvolvimento rural: as contribuições de um Gestor de Cooperativas em um empreendimento da agricultura familiar na Bahia. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 12(23), e88508. https://doi.org/10.5902/2359043288008

Edição

Seção

Educação, Inovação e Sustentabilidade

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