Percepções de técnicos e cooperados sobre a relevância da Assistência Técnica e Extensão Rural em uma cooperativa agropecuária
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043287706Palavras-chave:
Cooperativas agropecuárias, Assistência técnica, CooperadosResumo
As cooperativas agropecuárias prestam serviços aos seus associados, sendo vistas como organizações intermediárias entre o cooperado e o mercado. Assim, elas devem estar atentas às necessidades das empresas particulares dos cooperados, visando satisfazer suas necessidades. O objetivo deste estudo é compreender como os cooperados e técnicos percebem os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural prestados pelo Departamento Técnico de uma cooperativa agropecuária da Região Centro do Rio Grande do Sul. Como procedimento metodológico foi realizado um entudo de natureza qualitativa, onde utilizou-se a estratégia de estudo de caso de finalidade descritiva. Foram utilizadas três fontes de evidências para a coleta de dados primários – entrevista semiestruturada, levantamento (survey) e observação direta. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de discurso, o software SPSS 23.0® e foram realizadas análises comparativas cruzadas entre os dados qualitativos e os quantitativos. Os resultados evidenciam que os serviços de assistência técnica são considerados o principal elo entre a cooperativa e seus cooperados. Conclui-se que há uma lacuna entre aquilo que os cooperados esperam que seja ofertado pelo Departamento Técnico da cooperativa e o que efetivamente tem sido colocado à sua disposição.
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