Planejamento estratégico na pandemia: um estudo de caso em um observatório de cooperativas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043267856Palavras-chave:
Planejamento estratégico, Observatório de cooperativas, COVID-19, Aprendizagem organizacional, Comunicação organizacionalResumo
O planejamento estratégico, essencial para o direcionamento e sobrevivência das organizações, se faz ainda mais importante em situações de crise, como a imposta por uma pandemia. O objetivo deste artigo é relatar o desenvolvimento do planejamento estratégico do Observatório de Cooperativas da Universidade de São Paulo, realizado por meio de ferramentas digitais de gestão e tecnologias da informação e comunicação organizacional. Para tanto, como metodologia, realizou-se o levantamento bibliográfico acerca deplanejamento estratégico, seguido da apresentação do estudo de caso sobre o desenvolvimento prático proposto no Observatório de Cooperativas da Universidade de São Paulo, realizado em modo virtual em função das limitações impostas pela pandemia da COVID-19. Apesar das dificuldades impostas pela aprendizagem de novas tecnologias comunicacionais, o Observatório demonstrou eficiência em ser resiliente e estratégico, bem como foi capaz de promover e coordenar importantes ações que levaram ao desenvolvimento deseu planejamento mesmo diante das condições negativas impostas pela pandemia da Covid-19.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. S. C.; OLIVEIRA, S. S. Planejamento estratégico em empresas de pequeno porte. Revista gestão & sustentabilidade, v. 2, n. 1, p. 38-56, 2020.
ANDION, M. C.; FAVA, R. Gestão empresarial. Curitiba: Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus, 2002.
ANDRADE, J. C.; OLIVEIRA, V. M.; MOTA, H. C. M.; LOPES, E. M.; FONTÃO, H. Aplicação da análise SWOT para identificar oportunidades para o desenvolvimento econômico e social. In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 9., 2008, São José dos Campos. Anais [...] São José dos Campos: Universidade do Vale do Paraíba, 2008. p. 1-6.
ASCENT BUSINESS INTELLIGENCE. Conheça 4 tipos de análise de dados de big data. 2017. Disponível em http://www.universidadebi.com.br/conheca-4-tipos-de-analisede-dados-de-big-data/.
BEZERRA, A. C. V.; SILVA, C. E. M.; SOARES, F. R. G.; SILVA, J. A. M. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, v.25, n.1, 2411-2421, 2020. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/csc/v25s1/1413-8123-csc-25-s1-2411.pdf. Acesso em 28 mar. 2021.
CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 12 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 5. Ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
COLOMBO, S. S. Gestão educacional: uma nova visão. Porto Alegre: Artmed, 2004.
CRUZ, D. M. de B.; NERIS, L. M.; VILAS BOAS, L. G.; MENEZES. J. D. de S. Aplicação do planejamento estratégico a partir da análise SWOT: Um estudo numa empresa de tecnologia da informação. Anais [...] do IX SIMPROD, 2017.
CUNHA, C. J. C. Planejamento estratégico: uma abordagem prática. Publicação do NEST – Núcleo de Estudos – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1996.
DAMIAN, I. P. M.; CABERO, M. M. M. Inter-relações entre gestão do conhecimento e memória organizacional. Palabra Clave (La Plata), v. 10, n. 1, e106, 2020a.
DAMIAN, I. P. M.; CABERO, M. M. M. Proposição de um modelo de gestão do conhecimento voltado às características da memória organizacional. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 25, p. 01-21, 2020b.
DAMIAN, I. P. M.; SANTOS, B. R. P.; FALCÃO, N. T.; COSTA, D. R. M. Gestão do conhecimento para o planejamento estratégico na pandemia: um estudo de caso em um observatório de cooperativas. Palabra Clave (La Plata), vol. 11, n° 1, e144 2021
DEL-MASSA, H. C. O.; DAMIAN, I. P. M.; VALENTIM, M. L. P. Competência em informação no apoio à gestão do conhecimento. Informação & Sociedade: Estudos, v. 28, n. 1, 2018.
DRUCKER, P. Introdução à administração. São Paulo: Pioneira, 1984.
FISCHMANN, A. A.; ALMEIDA, M. I. R. Planejamento estratégico na prática. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GUAZZELLI, A. O que é análise preditiva?. 2012. Disponível em: https://www.ibm.com/developerworks/br/industry/library/ba-predictiveanalytics1/index.html.
HEKIMA. Big data e Netflix: uma parceria de sucesso. 2011. Disponível em http://www.bigdatabusiness.com.br/netflix-e-big-data-uma-parceria-de-sucesso/.
KICH, J. I. D. F.; PEREIRA, M.F. Planejamento estratégico: os pressupostos básicos para uma implantação eficaz. São Paulo: Atlas, 2011.
KOTLER, P. Administração de marketing. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.
LIMA, F. O.; TEIXEIRA, P. C. Direcionamento estratégico e gestão de pessoas nas organizações. São Paulo: Atlas, 2000.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação dos dados. São Paulo: Atlas, 2013.
MCCREADIE, K. A arte da guerra SUN TZU: uma interpretação em 52 ideias brilhantes. São Paulo: Globo, 2008.
MINTZBERG, H. The rise and fall of strategic planning. Nova York: Free Press, 1994.
MILES, R. E.; SNOW, C. C. Organizational strategy, structure and process. New York: McGrawHill, 1978.
PORTER, M. Competitive advantage: creating and sustaining superior performance. New York: The Free Press, 1985
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
QUEIROZ, S. L.; FERREIRA, L. N. A. Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista ‘ciência hoje’ relacionados à química. Ciênc. Educ., Bauru, v.19, n.4, p.947-969, 2013. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n4/v19n4a11.pdf. Acesso em 20 abr. 2021.
SANTOS, B. R. P.; DAMIAN, I. P. M.; COSTA, D. R. M. Sustentabilidade, monetização digital e suas relações com a gestão do conhecimento. In: CARVALHO, F.C.A. de. C (Org.). Ensaios sobre transformação digital e gestão do conhecimento. 1ºed. São Paulo: SBGC, 2020, pp. 42-45.
TEIXEIRA, C. A.; ALONSO, V. L. C. A importância do planejamento estratégico para as pequenas empresas. In: Simpósio de excelência em gestão e tecnologia (SEGeT), XI, 2014, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...] Rio de Janeiro, RJ, 2014.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Ieda Pelógia Martins Damian, Nidelson Teixeira Falcão, Davi Rogerio de Moura Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).