Os desafios à educação cooperativista: análise de uma experiência em uma cooperativa de crédito na Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043241073

Palavras-chave:

Educação cooperativista, Participação, Cooperativa de crédito

Resumo

O presente trabalho analisa a experiência da educação cooperativista em uma Cooperativa de Crédito. Buscou-se compreender a concepção sobre a educação cooperativista que norteia a cooperativa para analisar o processo de formação dos dirigentes, colaboradores e associados. Ademais, avaliamos se os sócios que tiveram acesso às atividades de formação participam mais efetivamente do cotidiano e dos processos decisórios. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso em uma cooperativa de crédito situada no município de Governador Mangabeira, no Território do Recôncavo, na Bahia. Foram 17 entrevistas mais o diário de campo elaborado com as observações realizadas durante os períodos de estágios da pesquisadora. As análises revelaram que a cooperativa terá inúmeros desafios para desenvolver um programa de educação cooperativista que seja permanente e contínuo para seus sócios, colaboradores e dirigentes, pois somente assim poderá assegurar a participação democrática nos processos decisórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anerita Oliveira de Almeida Neta, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, BA

Graduada em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB; Gerente de Negócios da Cooperativa de Crédito Rural ASCOOB Sisal- PA Governador Mangabeira.

Eliene Gomes dos Anjos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, BA

Doutora em Ciências Sociais (2012) com Programa Sanduíche na Universidade de Valência, na Espanha. Mestrado (2005) e Graduação (1998) em Ciências Sociais. Docente permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Referências

ACI. Aliança Cooperativa Internacional. Portal do cooperativismo financeiro. Disponível em: http://cooperativismodecredito.coop.br/. Acesso em: 8 ago. 2017.

ANJOS, E. Os impasses e as potencialidades das práticas autogestionárias das cooperativas de trabalho da economia solidária. Cadernos Gestão Social, v.5, n.2, p.287-305, 2014.

BORDENAVE, J. E. D. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BRASIL. Lei no 5.764, 16 de dezembro de 1971. Define a Política Nacional de Cooperativismo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 dez. 1971.

GAIGER, L. I. Empreendimento Econômico Solidário. In: CATTANI, A. D., et al. Dicionário Internacional da Outra Economia. Coimbra: Almedina, 2009. p. 181-187.

IBGE. Censo demográfico de 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Brasília, 2016.

LAGO, A. Educação cooperativa: a experiência do programa do SICREDI "A união faz a vida". Anais do XLVI Congresso da Sober. Rio Branco, 20 a 23 julho 2008. 18 p.

LAVILLE, J. -L.; GAIGER, L. I. Economia solidária. In: CATTANI, A. D., et al. Dicionário Internacional da Outra Economia. Coimbra: Almedina, 2009. p. 162-168.

NAHAS, V. G. Autogestão. In: CATTANI, A. D; HOLZMANN. L (Org.). Dicionário de trabalho e tecnologia. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006. p. 36-43.

OCB. Sistema OCB, 2016. Acesso governancacoop.brasilcooperativo.coop.br, em: 23 jun. 2018.

P. R. FERREIRA; D. N. SOUSA O campo da educação Cooperativista e sua relação com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Campo Grande, 2018, p 773-787

PINHEIRO, M. A. Henriques. Cooperativas de crédito: história da evolução normativa no Brasil. 6 ed. Brasília: BCB, 2008.

SCHNEIDER, J. O. Pressupostos da educação cooperativa: a visão de sistematizadores da doutrina do cooperativismo. Educação cooperativa e suas práticas, Brasília, 2003. 13-57.

SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

TECCHIO, C. Banco pra quê? O negócio é cooperativa de crédito. In: A Tarde especial cooperativismo, Salvador, p. 6-7, jul. 2016.

VIEIRA, Arlete C. M.; RICCI, Fabio. Educação cooperativista percebida como capacitação doutrinária e prática da cooperação para a excelência das ações. In: Encontro Internacional de Economia Solidária “O discurso e a prática da economia solidária”, 5., 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: NESOL, ITCP-USP. 2007. p. 1-14.

YIN, Robert. K.Estudo de caso : planejamento e métodos . 3. ed Porto Alegre : Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2020-05-19

Como Citar

Almeida Neta, A. O. de, & Anjos, E. G. dos. (2020). Os desafios à educação cooperativista: análise de uma experiência em uma cooperativa de crédito na Bahia. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 7, 17–30. https://doi.org/10.5902/2359043241073