Os desafios à educação cooperativista: análise de uma experiência em uma cooperativa de crédito na Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043241073Palavras-chave:
Educação cooperativista, Participação, Cooperativa de créditoResumo
O presente trabalho analisa a experiência da educação cooperativista em uma Cooperativa de Crédito. Buscou-se compreender a concepção sobre a educação cooperativista que norteia a cooperativa para analisar o processo de formação dos dirigentes, colaboradores e associados. Ademais, avaliamos se os sócios que tiveram acesso às atividades de formação participam mais efetivamente do cotidiano e dos processos decisórios. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso em uma cooperativa de crédito situada no município de Governador Mangabeira, no Território do Recôncavo, na Bahia. Foram 17 entrevistas mais o diário de campo elaborado com as observações realizadas durante os períodos de estágios da pesquisadora. As análises revelaram que a cooperativa terá inúmeros desafios para desenvolver um programa de educação cooperativista que seja permanente e contínuo para seus sócios, colaboradores e dirigentes, pois somente assim poderá assegurar a participação democrática nos processos decisórios.
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