Fatores que motivam a associação em uma cooperativa de crédito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043240729

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Associação em cooperativas, Cooperativas de Crédito, Análise fatorial

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar os fatores que motivam a associação em cooperativas de crédito. Externamente as cooperativas de crédito possuem muitas similaridades com os bancos, no entanto há uma série de características próprias da sua natureza organizacional que as diferenciam das instituições financeiras bancárias. Dentre elas, tem-se a figura do cooperado, um “consumidor” diferenciado, que assume, simultaneamente, o papel de dono e usuário dos serviços prestados pela cooperativa. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram aplicados 415 questionários em cooperados de três cooperativas de crédito. Os métodos utilizados na análise de dados foram a análise fatorial exploratória e mensuração do Alfa de Cronbach. A pesquisa identificou sete fatores que explicam 66,68% da variação total dos dados. Os fatores e seus respectivos alfas são: Atendimento e Confiabilidade (0,943), Preço (0,841), Diferenciais do Cooperativismo (0,846), Conveniência (0,856), Vantagens Relativas (0,862), Influencias Sociais (0,700), Produtos (0,498).

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Biografia do Autor

Danilo de Oliveira Sampaio, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Professor do Dep. Ciências Adm. / PPGA-UFJF. Pós-Doutor em Gestão e Marketing pela Universidade do Porto - FEP. Doutor em Administração pela UFMG-Cepead. Líder do Grupo de Pesquisa DESCOR.

Gleice Santana Morais, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, Águas Claras, DF

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - PPGA. Analista de Promoção Social no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Lupércio França Bessegato, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Professor do PPGA-FACC-UFJF. Doutor em Estatística.

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Publicado

2020-05-19

Como Citar

Sampaio, D. de O., Morais, G. S., & Bessegato, L. F. (2020). Fatores que motivam a associação em uma cooperativa de crédito. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 7, 63–79. https://doi.org/10.5902/2359043240729