A qualidade desejada na secagem e armazenagem de grãos em uma cooperativa no município de Ponta Grossa – PR

Autores

  • Claudio Roberto Burkot Cescage Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043215479

Palavras-chave:

armazenagem, qualidade, grãos

Resumo

Este trabalho analisou as causas do desperdício no processo, armazenagem e conservação de grãos em uma cooperativa armazenadora do município de Ponta Grossa – Paraná. O qual expõe assuntos sobre agronegócio, noções básicas sobre cooperativismo, envolvendo todo o processo e armazenagem de grãos e a qualidade. Para uma maior compreensão e enriquecimento desta pesquisa, foram abordados assuntos como classificação, descarga em tombadores e moegas, limpeza dos grãos em máquinas de limpeza, tipos de secadores e ainda problemas com migração de umidade e dificuldades encontradas durante o processo e armazenagem. Objetivou-se, através da aplicação de questionários, investigar como os colaboradores dessa cooperativa percebem a importância de preservar a qualidade no processo e na armazenagem, para que não aconteçam falhas durante o processo e evitar perdas quanti-qualitativas de grãos. Este estudo está baseado na técnica de pesquisa, classificando-a como básica, qualitativa, exploratória, como procedimentos técnicos a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Com os resultados obtidos, ficou comprovado que a maioria dos colaboradores já tem conhecimento que se não houver um bom acompanhamento do processo e do armazenamento haverá muito desperdício, gerando prejuízo; mas também ficou comprovado que ainda existem alguns que precisam se conscientizar de que só quando todos agirem de forma correta haverá um bom resultado final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIAGI, João D.; BERTOL, Ricardo; CARNEIRO, Marcelo C. Armazéns em Unidades Centrais de Armazenamento. In: Irineu Lorini; Lincoln Hiroshi Miike; Vildes Maria Scussel. Armazenagem de grãos. 1 ed., Campinas: Instituto Bio Geneziz (IBG), 2002.

DALPASQUALE, Valdecir Antonio. Procedimentos essenciais de recepção e limpeza de grãos. In: Irineu Lorini; Lincoln Hiroshi Miike; Vildes Maria Scussel. Armazenagem de grãos. 1 ed., Campinas: Instituto Bio Geneziz (IBG), 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

PUZZI. Domingos. Abastecimento e armazenagem de grãos. São Paulo: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 2000.

REZENDE, Arnaldo Cavalcanti de. Boas práticas de armazenamento: análise de perigos e pontos críticos de controle. . In: Irineu Lorini; Lincoln Hiroshi Miike; Vildes Maria Scussel. Armazenagem de grãos. 1 ed., Campinas: Instituto Bio Geneziz (IBG), 2002.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed., São Paulo: Atlas, 2009.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SANTOS, Jamilton P. PRATES, Helio T. Óleos essenciais no controle de pragas de grãos armazenados. In: Irineu Lorini; Lincoln Hiroshi Miike; Vildes Maria Scussel. Armazenagem de grãos. 1 ed., Campinas: Instituto Bio Geneziz (IBG), 2002.

SILVA, Luis César. Secagem de grãos. Boletim Técnico, 2005. Disponível em: <http://www.agais.com/ag0405_secagem.pdf>. Acesso em 13 de maio 2011.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

WEBER, Érico Aquino. Armazenagem agrícola. Porto Alegre: Kepler Weber Industrial, 1998.

Downloads

Publicado

2015-04-07

Como Citar

Burkot, C. R. (2015). A qualidade desejada na secagem e armazenagem de grãos em uma cooperativa no município de Ponta Grossa – PR. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 1(2), 39–50. https://doi.org/10.5902/2359043215479