CARACTERIZAÇÃO DE RECÉM-NASCIDOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL DE ENSINO - 2002-2006
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658348160Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/223658348160
O estudo objetiva caracterizar os recém-nascidos internados em terapia intensiva neonatal de um hospital de ensino de 2002 a 2006. Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo com uma abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada diretamente nos prontuários, por meio de um formulário no período de abril de 2008 a agosto de 2010. Os dados foram submetidos à análise estatística pelo programa Statistical Package for the Social Sciences 9.0. Os resultados apontaram que 67,4% dos recém-nascidos eram prematuros, 55,34% do sexo masculino, 76% dos partos foram cesáreos e 79,8% das mães realizaram o pré-natal. Concluiu-se que os recém-nascidos que internaram nesta unidade entre 2002 a 2006 nasceram de parto cesárea, foram do sexo masculino e eram prematuros. A prematuridade foi o principal motivo de internação. Recomenda-se investimento em ações direcionadas ao período perinatal em todos os níveis de atenção, visando minimizar os riscos relacionados ao parto e nascimento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.