DEPRESSÃO PUERPERAL, NO ÂMBITO DA SAÚDE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658343822Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/223658343822Resumo: A depressão pós-parto é uma doença expressiva, aproximadamente 10 a 20% das mulheres sofrem desse transtorno psiquiátrico, sendo considerado um importante problema de saúde pública. Esta doença caracteriza-se por humor depressivo, cansaço, desânimo, perda de prazer, com início, em geral, nas primeiras quatro semanas após o parto. Este estudo tem como objetivos descobrir os critérios necessários para diminuir os índices nacionais de depressão pós-parto (DPP), identificar a existência de cursos de capacitação sobre a DPP para equipes nas Unidades Básicas de Saúde e caracterizar as implicações da DPP na interação mãe-bebê. Atualmente, o que torna a depressão puerperal um grande problema é a falta de identificação precoce, prevenção e tratamento. As puérperas são examinadas por seus obstetras ou clínicos gerais em consultas focadas na recuperação física após o parto e, quando apresentam depressão, muitas vezes não são adequadamente diagnosticadas. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e bibliográfica. Os critérios para melhorar a saúde materna e impossibilitar mortes evitáveis é um grande desafio, a DDP continua sendo um objeto de estudo cheio de mistérios temos instrumentos que nos auxiliam, mas ainda não combatem totalmente. A capacitação de profissionais da saúde deve ser intensificada, pois as implicações na interação mãe-bebê são graves.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.