UMA REVISÃO SOBRE OS PROBLEMAS EMOCIONAIS E AS ORIENTAÇÕES E INTERVENÇÕES EM SAÚDE MENTAL NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658343966Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223658343966Identificar na literatura científica brasileira as intervenções relacionadas à saúde mental da gestante e em relação ao concepto no pré-natal. Foi consultada a base de dados SCIELO no período compreendido entre 2005 a 2010. Como resultados destacam-se estudos que relatam problemas de ordem emocional durante a gestação e puerpério, e estudos que assinalam as consequências dessa falta de bem estar materno na relação mãe/bebê. Observou-se uma escassez de orientações relacionadas aos aspectos psíquicos envolvidos na estruturação do bebê e da falta de padronização aos aspectos de ordem emocional no atendimento à gestante. Os profissionais envolvidos nas orientações e que respondem as questões psíquicas são na maioria da área médica e de enfermagem. Entende-se que as políticas de saúde da mulher, especificamente no pré-natal, deveriam ser aprimoradas, dando maior relevância aos aspectos de saúde mental das gestantes, capazes de propiciar qualidade nos aspectos emocionais e consequentemente na estruturação psíquica das crianças. Descritores: Gestantes; Cuidado pré-natal; Políticas públicas de saúde; Saúde mental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.