FREQUÊNCIA DE EXACERBAÇÃO EM PACIENTES PORTADORES DE DPOC SUBMETIDOS A UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583424328Resumen
O objetivo deste estudo foi avaliar a frequência de exacerbação em pacientes diagnosticados com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) submetidos em Programa de Reabilitação Pulmonar (PRP) em hospital de ensino no interior do Rio Grande do Sul. Estudo transversal com 32 pacientes. A coleta de dados ocorreu em outubro de 2015, através do sistema computadorizado do hospital e banco de dados do PRP. A amostra foi estratificada em grupos, conforme o tempo de permanência no PRP: menos de dois meses (G1), de dois a 12 meses (G2) e mais de 12 meses (G3).Verificou-se que 59,4% eram do sexo masculino com idade média de 63,5 anos (± 6,9). No G1, 50% dos pacientes exacerbaram, no G2, 65% e no G3, 37,5%. Os resultados demonstraram que portadores de DPOC que frequentaram o PRP por tempo superior a 12 meses apresentaram menor frequência e menor intensidade de exacerbação da doença.
Descritores: Reabilitação; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Exacerbação dos Sintomas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.