Avaliação dos indicadores em saúde das crianças acompanhadas pela pastoral da criança

Autores/as

  • Tainara Lôrena dos Santos Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Natal, RN
  • Laiana Carla Pereira Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Daísy Vieira de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Fábia Barbosa de Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583416799

Palabras clave:

Saúde da Criança, Saúde Pública, Rede Social, Avaliação em Saúde

Resumen

Objetivo: Este estudo objetivou avaliar o perfil de atendimento das crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança da cidade de Lajes Pintadas, estado do Rio Grande do Norte. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de cunho transversal e de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados no período de junho a agosto de 2013, com uma amostra de 53 mães de crianças menores de cinco anos, cadastradas na Pastoral da Criança. Resultados: Observou-se que 100% das crianças estão com as vacinas atualizadas; enquanto 79,3% apontam que as crianças sempre comparecem à consulta C e D. Conclusão: Conclui-se que a Pastoral da Criança contribui para que as crianças acompanhadas tenham mais qualidade de vida e saúde, considerando que colaboram para a prevenção de doenças incentivando às consultas de C e D, além da procura por serviços de saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tainara Lôrena dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Natal, RN

Atualmente, pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em saúde (LAIS) da UFRN

Laiana Carla Pereira Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013).

Daísy Vieira de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Professora Adjunto III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi.

Fábia Barbosa de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Natal, RN

Atualmente é professora Adjunto IV do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Citas

Brasil. Programa de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente Protocolo de Enfermagem. Prefeitura municipal de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Secretária de saúde, 2010.

Fadul ALF. Desenvolvimento e crescimento de crianças de zero a cinco anos: proposta de um protocolo de puericultura para o município de Ibirité. Trabalho de conclusão do curso de especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, Universidade Federal de Minas Gerais. Corinto MG, 2012.

Teotônio RV, Sousa LSN, Lima LHO, Oliveira EAR, Figueiredo IGA, Cruz TMGA. Perfil antropométrico e epidemiológico das crianças acompanhadas pelos líderes da pastoral da criança. Revista de Enfermagem da UFPI. 2015; 4(4): 41-8.

Frutuoso JRA, Maia JL. A Pastoral da Criança enquanto movimento social: uma análise de redes e identidades. Revista Habitus: revista eletrônica dos alunos de graduação em Ciências Sociais - IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro. 2009 Jul; 7(1): 45-59. Disponível em: . Acesso em: 01 de dez. de 2012.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2010. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/perfil.php?codmun=240680&r=> Acessado em: 26 de março de 2013.

Ferreira TLS, Bezerra HS, Melo JTA, Nobre TTX, Andrade FB. Evaluation of Child Health by Basic Indicators of Health: Historical Series 2005-2014. Health. 2018; 10:289-99.

Brasil. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. CoordenaçãoGeral da Política de Alimentação e Nutrição Vigilância alimentar e nutricional – SISVAN. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília: Ministério da saúde, 2004.

Souza et al. Avaliação da qualidade em saúde: a importância do ajustamento pelo risco na análise de resultados na doença coronária. Revista portuguesa de saúde pública. 2008; Volume temático: 7.

Silveira ASA et al. Controle de vacinação de crianças matriculadas em escolas municipais da cidade de São Paulo. Rev Esc Enferm USP. São Paulo, SP. 2007; 2(41): 299-305.

Brasil. Ministério da saúde. Direção geral da saúde. Circular normativa. Consultas de Vigilância de Saúde Infantil e Juvenil: atualização das curvas de crescimento. Nº: 05/DSMIA. Brasília: Ministério da saúde, 2006.

Brasil. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Obesidade: Cadernos de Atenção Básica - n.º 12. Série A. Normas e Manuais Técnicos. 1ª ed. Brasília: Ministério da saúde, 2006.

Carabolante AC, Ferriani MGC. O crescimento e desenvolvimento de crianças na faixa etária de 12 a 48 meses em creche na periferia da cidade de Ribeirão Preto – SP. Revista Eletrônica de Enfermagem. Ribeirão Preto, SP. 2003; 5(1): 28 – 34.

Erdmann AL, Sousa FGM. Cuidando da criança na Atenção Básica de Saúde: atitudes dos profissionais da saúde. O Mundo da Saúde São Paulo. 2(33):150-160, São Paulo, 2009.

Publicado

2018-04-18

Cómo citar

Ferreira, T. L. dos S., Gomes, L. C. P., Araújo, D. V. de, & Andrade, F. B. de. (2018). Avaliação dos indicadores em saúde das crianças acompanhadas pela pastoral da criança. Saúde (Santa Maria), 43(3). https://doi.org/10.5902/2236583416799

Artículos más leídos del mismo autor/a