PRÁTICAS ALIMENTARES DOS LACTENTES

Autores

  • Gracimary Alves Teixeira Programa de pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Tainara Lôrena dos Santos Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA)
  • Jovanka Bittencourt Leite Carvalho Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fábia Barbosa Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583415239

Resumo

Objetivo: investigar as práticas de alimentação dos lactentes. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa e avaliativa, nas Unidades Básicas de Saúde, no período de maio a agosto de 2013, com 200 lactentes residentes no município de Santa Cruz-RN. Para coleta os sujeitos foram escolhidos mediante sorteio, utilizou-se questionário semi-estruturado, ambiente reservado e de forma individual. Na análise descritiva, utilizou-se dos programas SPSS para tabulação dos dados. Resultados: 34,5% deixaram o aleitamento materno antes dos dois anos, 79,5% fazem uso de água e 7% de chás, 22% comem salgadinhos, 25,5% bombons doces, 13% tomam refrigerantes. Conclusão: portanto, o aleitamento materno não está acontecendo em todas as crianças como preconiza o ministério da saúde, além disso, os alimentos açucarados e industrializados estão sendo introduzidos nos lactentes. Logo, medidas de educação em saúde precisam ser efetivadas pelos profissionais de saúde para obtenção da alimentação saudável desde as primeiras horas de vida.

 

Descritores: Aleitamento Materno; Nutrição do Lactente, Alimentação Complementar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gracimary Alves Teixeira, Programa de pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Tainara Lôrena dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA)

Discente do 5º período da graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), Brasil.

Jovanka Bittencourt Leite Carvalho, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fábia Barbosa Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA).

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA).

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Teixeira, G. A., Ferreira, T. L. dos S., Carvalho, J. B. L., & Andrade, F. B. (2015). PRÁTICAS ALIMENTARES DOS LACTENTES. Saúde (Santa Maria), 41(2), 81–86. https://doi.org/10.5902/2236583415239

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)