ASPECTOS COGNITIVOS E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583415705Resumen
Objetivo: Investigar os aspectos cognitivos e o nível de atividade física de idosos. Método: Estudo de corte transversal realizado com 125 idosos participantes de intervenções motoras e cognitivas no Centro de Atenção a Terceira Idade - São José/SC. Para este estudo foram aplicados os seguintes instrumentos: a)Informações gerais; b)Situação socioeconômica (ABEP); c)Percepção de saúde; d)Questionário Internacional de Atividade Física; e)Escala de depressão geriátrica; f)Mini-exame do estado mental (MEEM); g)Teste de traços; h)Teste do relógio. Resultados: 70% dos idosos foram classificados como suficientemente ativos (ativo/muito ativo). No Teste de Trilhas A (85,1%) e B (81,6%) e no teste do relógio (76%) verificou-se baixo desempenho, caracterizando déficit cognitivo. No MEEM 53,6% apresentaram comprometimento (leve/moderado/grave) e 46,4% sem comprometimento, sendo o comprometimento leve o mais frequente (45,6%), com destaque para os idosos na faixa etária dos 70-79 anos (p=0,047). Em relação a depressão 74,4% não apresentaram suspeita de depressão. Conclusão: A maioria dos idosos não apresentam indicativos de depressão, sendo suficientemente ativos, com baixo desempenho cognitivo (déficit de atenção e funções executivas) e comprometimento do estado mental.
Descritores: Cognição; Atividade Física; Idoso.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.