AS ESTRATÉGIAS DE CUIDADOS PARA O ALÍVIO DOS EFEITOS COLATERAIS DA QUIMIOTERAPIA EM MULHERES

Autores

  • Leonardo Magela Lopes Matoso Universidade Potiguar - UnP, Campus Mossoró
  • Sâmara Sirdênia Duarte de Rosário Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Mônica Betania Lopes Matoso Funcionária da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Mossoró.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583410883

Resumo

Objetivo: compreender a partir da percepção das mulheres que realizam quimioterapia, as estratégias de cuidados utilizadas pela equipe de enfermagem na redução e/ou alívio dos efeitos colaterais causados pelo tratamento quimioterápico. Metodologia: estudo de natureza descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta ocorreu em um centro de oncologia em uma cidade no interior do Rio Grande do Norte – RN, através de um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram analisados com a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: a enfermagem orienta quanto às questões alimentares, proteção do corpo, quanto a não frequentar ambientes fechados e os medicamentos recomendados sobre prescrição médica. Conclusão: observou-se a importância das orientações de enfermagem direcionadas a este público, para o enfrentamento das reações adversas decorrentes do tratamento quimioterápico e, conseqüentemente, melhoria nos padrões de qualidade de vida.

Descritores: Enfermagem Oncológica; Farmacoterapia; Efeitos Adversos.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Magela Lopes Matoso, Universidade Potiguar - UnP, Campus Mossoró

Autor. Pós-Graduando em Saúde e Segurança do Trabalho. Graduado em Enfermagem pela Universidade Potiguar (UnP) e Técnico em Radiologia pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) na UnP, Campus Mossoró.

Sâmara Sirdênia Duarte de Rosário, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutoranda, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde pela Faculdade de Ciêcias Médicas de Campina Grande-PB. Atualmente é Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN e e Funcionária efetiva da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Mônica Betania Lopes Matoso, Funcionária da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. Tem experiência na área da Assistência Social, com ênfase na Proteção Social Básica, Planejamento, Monitoramento e Avaliação na área; Elaboração, gestão e avaliação de projetos; Gestão estratégica de Recursos Humanos; Supervisão em Saúde da Família com Ênfase na Atenção Básica de Saúde.

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Matoso, L. M. L., Rosário, S. S. D. de, & Matoso, M. B. L. (2015). AS ESTRATÉGIAS DE CUIDADOS PARA O ALÍVIO DOS EFEITOS COLATERAIS DA QUIMIOTERAPIA EM MULHERES. Saúde (Santa Maria), 41(2), 251–260. https://doi.org/10.5902/2236583410883