O PAPEL DA ENFERMAGEM DIANTE DA HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA

Autores

  • Leonardo Magela Lopes Matoso Universidade Potiguar - UnP, Campus Mossoró

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658349267

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223658349267

O objetivo deste artigo é discutir as contribuições da enfermagem diante da saúde das minorias sexuais e reprodutivas do homossexual do gênero masculino. Utilizou-se uma revisão integrativa, de caráter descritivo e natureza qualitativa, no qual foram trabalhados quatro artigos de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos, a saber: artigo completo; artigos em português; e obtidos exclusivamente em periódicos de enfermagem que datassem do ano de que abordassem a temática em questão. Realizou-se a coleta dos dados através da Base de Dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), pelo cruzamento dos descritores controlados: Enfermagem, Homossexualidade, Sexualidade, Identidade de Gênero. Percebe-se que a enfermagem trabalha com elementos da promoção a saúde, através das orientações e da escuta qualificada. Na enfermagem nosso cuidar visa promover a atenção integral à saúde do homem, através da promoção em saúde e pautado na Politica Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH). Porém, é necessário que despertemos para um cuidar que acolha diferentes formas de grupos sociais, sendo estes, homossexuais, travestis, transexuais, entre outro. Deve-se acolher dentro dos preceitos da afetividade, da ética e respeito, considerando a garantia de privacidade e liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Magela Lopes Matoso, Universidade Potiguar - UnP, Campus Mossoró

Acadêmico do curso de Enfermagem na Universidade Potiguar-UNP, campus Mossoró (2012). Formado no curso técnico de Enfermagem da Escola Thereza Néo. Monitor bolsista no âmbito das bases biológicas da enfermagem e Bolsista do PIBIC, no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró.

Downloads

Publicado

2014-07-22

Como Citar

Matoso, L. M. L. (2014). O PAPEL DA ENFERMAGEM DIANTE DA HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA. Saúde (Santa Maria), 27–34. https://doi.org/10.5902/223658349267

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)