O PAPEL DA ENFERMAGEM DIANTE DA HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658349267Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/223658349267
O objetivo deste artigo é discutir as contribuições da enfermagem diante da saúde das minorias sexuais e reprodutivas do homossexual do gênero masculino. Utilizou-se uma revisão integrativa, de caráter descritivo e natureza qualitativa, no qual foram trabalhados quatro artigos de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos, a saber: artigo completo; artigos em português; e obtidos exclusivamente em periódicos de enfermagem que datassem do ano de que abordassem a temática em questão. Realizou-se a coleta dos dados através da Base de Dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), pelo cruzamento dos descritores controlados: Enfermagem, Homossexualidade, Sexualidade, Identidade de Gênero. Percebe-se que a enfermagem trabalha com elementos da promoção a saúde, através das orientações e da escuta qualificada. Na enfermagem nosso cuidar visa promover a atenção integral à saúde do homem, através da promoção em saúde e pautado na Politica Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH). Porém, é necessário que despertemos para um cuidar que acolha diferentes formas de grupos sociais, sendo estes, homossexuais, travestis, transexuais, entre outro. Deve-se acolher dentro dos preceitos da afetividade, da ética e respeito, considerando a garantia de privacidade e liberdade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.