Avaliação do estado nutricional, conhecimento em nutrição, consumo alimentar e outros hábitos de vida de professores do ensino básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583471598

Palavras-chave:

Professores escolares, Consumo alimentar, Estado nutricional

Resumo

Objetivo: avaliar o estado nutricional, características sociodemográficas, conhecimento em nutrição, consumo alimentar e hábitos de vida de professores do ensino básico de uma escola privada da zona sul de São Paulo. Métodos: Tratou-se de um estudo transversal descritivo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e aprovado sob CAAE 74343317.8.0000.5377 e parecer número 2.270.153. Os professores responderam um questionário contendo as variáveis sociodemográficas, de conhecimento em nutrição, do consumo alimentar e outros hábitos de vida e peso e altura autorreferidos. Resultados: Participaram do estudo 40 professores com média de idade de 38,7 ± 8,0 anos, sendo 83% do sexo feminino, 80% casados,  68% pertencentes a classe socioeconômica B, 63% com conhecimento moderado em nutrição, 55% com excesso de peso e em relação ao consumo alimentar e outros hábitos de vida 65% foram classificados em “precisa melhorar”.  Considerações finais: A partir desses resultados conclui-se que a maioria dos professores se encontravam com excesso de peso, pertenciam à classe socioeconômica B, tinham moderado conhecimento em nutrição e necessitavam fazer ajustes no consumo alimentar e outros hábitos de vida. As ações de promoção da saúde no ambiente escolar devem ser fortalecidas, haja visto que estes profissionais exercem papel de influência nas práticas e atitudes dos alunos pela convivência entre os pares.

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Biografia do Autor

Natália Miranda da Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Nutricionista pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2018).

Magali Miranda Barcelos, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Nutricionista pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2018-2022), pós-graduanda em Comportamento Alimentar e Nutrição Funcional pela PUC de Goiás.

Letícia Seidel Simões, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Estudante do curso de Nutrição na instituição de ensino Unasp SP.

Victor Roberto do Amaral Urbano, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Graduação em andamento em Enfermagem pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP.

Júlio Cesar da Conceição Ferreira, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Thauany Silva Santos, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Graduação em andamento em Nutrição pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP.

Marcia Maria Hernandes de Abreu de Oliveira Salgueiro, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Docente de Graduação do mestrado de Promoção à Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP. São Paulo, Brasil.

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Publicado

2024-02-28

Como Citar

Silva, N. M. da, Barcelos, M. M., Simões, L. S., Urbano, V. R. do A., Ferreira, J. C. da C., Santos, T. S., & Salgueiro, M. M. H. de A. de O. (2024). Avaliação do estado nutricional, conhecimento em nutrição, consumo alimentar e outros hábitos de vida de professores do ensino básico. Saúde (Santa Maria), 49(2), e71598. https://doi.org/10.5902/2236583471598

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