Tecnologias educacionais desenvolvidas para promoção da saúde dos recém-nascidos: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583468199

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Promoção da saúde, Cuidado da criança, Recém-nascido, Revisão

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar tecnologias educacionais construídas para promoção da saúde dos recém-nascidos. Trata-se de uma revisão integrativa realizada entre agosto e setembro de 2019, norteada pela pergunta: quais materiais científicos educativos foram produzidos até o momento para promoção da saúde dos recém-nascidos? Utilizou-se as bases de dados MEDLINE, CINAHL, Web of Science, BDENF, LILACS e a biblioteca virtual SciELO, a partir dos descritores Medical Subject Heading: Educational Technology; Infant, Newborn; Health Promotion. Seis artigos compuseram a amostra. Os resultados foram categorizados em quatro núcleos temáticos: Descrição dos materiais educativos, Público alvo das tecnologias educacionais, Processo de validação e Resultados encontrados após uso das tecnologias educacionais. Observa-se, portanto, que os artigos na área de tecnologia educacional para promoção da saúde de recém-nascidos não exploram padrões de normalidade das características anatomofisiológicas destes, bem como alguns cuidados relevantes dos familiares, necessitando de melhor direcionamento de outros estudos para aperfeiçoamento das práticas educativas.

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Biografia do Autor

Juliana Alexandra Parente Sa Barreto, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri - URCA, especialista em Assistência e Gestão em Saúde da Família (FJN) e Docência e Gestão do Ensino Superior (Estácio).

Amanda Alcantara de Sousa, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira graduada pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Especialista em Saúde da Mulher pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri.

Jameson Moreira Belém, Universidade Regional do Cariri

Enfermeiro. Especialista em Políticas Públicas em Saúde Coletiva (2015) e em Saúde da Família (2023), ambas pela Universidade Regional do Cariri, URCA, Ceará, Brasil.

Thaís Rodrigues de Albuquerque, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Possui Mestrado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Izabel Cristina Santiago Lemos de Beltrão, Universidade Regional do Cariri

Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE, 2021). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Alissan Karine Lima Martins, Universidade Regional do Cariri

Professora Adjunta do Curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós Doutora na área de Saúde da Família pela Fundação Oswaldo Cruz Ceará - FIOCRUZ Ceará.

Rachel de Sá Barreto Luna Callou Cruz, Universidade Regional do Cariri

Doutorado em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP); Mestrado em Saúde Materno Infantil pelo IMIP e em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2023-10-18

Como Citar

Barreto, J. A. P. S., Sousa, A. A. de, Belém, J. M., Albuquerque, T. R. de, Beltrão, I. C. S. L. de, Martins, A. K. L., & Cruz, R. de S. B. L. C. (2023). Tecnologias educacionais desenvolvidas para promoção da saúde dos recém-nascidos: revisão integrativa. Saúde (Santa Maria), 49(2), e68199. https://doi.org/10.5902/2236583468199

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