Fatores ambientais e sociodemográficos associados à fadiga e à Síndrome de Burnout em professores do ensino médio de escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583448048

Palavras-chave:

Ambiente de trabalho, Esgotamento profissional, Esgotamento psicológico, Instituições acadêmicas.

Resumo

Objetivo: analisar os fatores ambientais e sociodemográficos associados à fadiga e à Síndrome de Burnout em professores do ensino médio de escolas da rede pública da cidade de Goiânia/GO. Método: trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa. Foram utilizados um questionário e duas escalas psicométricas que permitiram a investigação dos dados ambientais e sociodemográficos e dos escores da Síndrome de Burnout e de fadiga. Resultados: participaram da pesquisa 127 professores, faixa etária predominante até 35 anos (49,6%), sexo feminino (61,4%), casados (56,71%), com filhos (53,5%) e referiram que o ambiente de trabalho trazia risco à saúde (81,9%). Níveis mais altos de fadiga foram identificados em idade acima 35 anos (p = 0,0349), sexo feminino (p = 0,0119) e naqueles que dormiam menos de sete horas (p = 0,0428). Identificou-se correlação positiva entre fadiga e exaustão emocional (r = 0,6838; p < 0,0001), entre fadiga e despersonalização (r = 0,4030; p < 0,0001) e inversamente proporcional entre fadiga e realização profissional (r = - 0,3186; p = 0,0003). Conclusão: foram identificados diversos fatores, tanto ambientais quanto sociodemográficos, que possuem associação significativa com maiores escores nas dimensões que compõem a Síndrome de Burnout, bem como maiores níveis de fadiga. Ademais, evidenciou-se que há uma correlação positiva entre esses dois agravos que acometem os professores.

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Biografia do Autor

Lígia Emília de Abadia, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO

Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Goiânia, GO, Brasil

Leonardo Luiz Borges, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO

Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

Jacqueline Andreia Bernardes Leão Cordeiro, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil

Antonio Márcio Teodoro Cordeiro Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO

Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil

Rogério José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO

Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Abadia, L. E. de, Borges, L. L., Cordeiro, J. A. B. L., Silva, A. M. T. C., & Almeida, R. J. de. (2020). Fatores ambientais e sociodemográficos associados à fadiga e à Síndrome de Burnout em professores do ensino médio de escolas públicas. Saúde (Santa Maria), 46(2). https://doi.org/10.5902/2236583448048

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