Caracterização das impressões plantares em escolares: influência da idade e do indice de massa corporal

Autores

  • Patrícia Turra Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Lidiane de Fátima Ilha Nichele
  • Andressa Hardt de Jesus Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Ana Fátima Viero Badaró Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583432450

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Pé, Serviços de saúde do escolar

Resumo

Objetivo: Caracterizar as impressões plantares de escolares conforme o tipo de pé, a idade e o índice de massa corporal (IMC). Método: Trata-se de estudo transversal, realizado com escolares frequentadores de uma Instituição Filantrópica. A amostra foi constituída de 56 escolares, 34 do sexo feminino e 22 do sexo masculino, com idade entre 5 a 12 anos. Foi aferida a massa corporal e a estatura para cálculo do IMC e realizada plantigrafia para obtenção da impressão plantar. A distribuição dos dados foi avaliada pelo teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov. O teste do Qui-quadrado foi utilizado para verificar associações entre variáveis categóricas. As correlações foram realizadas por meio do coeficiente de correlação de Pearson. Foi adotado um nível de significância de 5%. Resultados: A média de idade dos escolares foi de 8,70 ± 1,82 anos e do IMC foi 17,13 ± 2,83 kg/m2. Dentre os 56 participantes, 44,64% obtiveram classificação normal para o tipo de pé, seguidos de 41,08 % com pé plano e 14,28 % com pé cavo. Foi observada moderada e significativa correlação entre idade e o tipo de pé direito (r= -0,45; p=0,00) e pé esquerdo (r= -0,40, p= 0,01) e, também, entre estatura e tipo de pé direito (r= -0,45; p=0,00) e pé esquerdo (r= -0,38, p= 0,01). Conclusão: Os percentuais muito próximos entre o tipo de pé plano e de pé normal demonstram que a postura do pé está se modificando com a idade, conforme o padrão típico de crescimento. Entretanto, a ocorrência de pés cavos é o achado não esperado e que merece mais estudos.

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Biografia do Autor

Patrícia Turra, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Atualmente, realiza pós-graduação a nível de Mestrado em Reabilitação Funcional na UFSM na linha de pesquisa Processos de avaliação e de intervenção em reabilitação musculoesquelética e neurofuncional

Andressa Hardt de Jesus, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Reabilitação Físico-Motora pela UFSM e mestranda em Reabilitação Funcional pela mesma universidade.

Ana Fátima Viero Badaró, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, Santa Maria, RS

Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979). Especialista em Saúde Coletiva, UFSM (1989). Mestre em Educação, UFSM (1997). Doutora em Ciências da Saúde - área de concentração em Bioética - UnB (2008). Estágio Pós-doutorado na Universidade Complutense de Madrid - ES, (2009), participando dos estudos sobre bioética clínica e investigando a temática "Bioética e Fisioterapia". Professora Associada do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação - CCS- UFSM.

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Publicado

2019-04-23

Como Citar

Turra, P., Nichele, L. de F. I., Jesus, A. H. de, & Badaró, A. F. V. (2019). Caracterização das impressões plantares em escolares: influência da idade e do indice de massa corporal. Saúde (Santa Maria), 45(1). https://doi.org/10.5902/2236583432450

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