Avaliação dos aspectos relacionados às escolhas alimentares entre professores de centros educacionais infantis

Autores

  • Roberta Lamonatto Taglietti Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC
  • Aline Cristina Lalana Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó, Chapecó, SC
  • Talita Menezes da Rosa Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó, Chapecó, SC
  • Carla Rosane Paz Arruda Teo Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó, Chapecó, SC
  • Fernanda Grison Confortin Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó, Chapecó, SC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583430348

Palavras-chave:

Professor, Hábitos Alimentares, Educação Infantil

Resumo

Objetivo: avaliar aspectos relacionados às escolhas alimentares e consumo alimentar de professores de Centros Educacionais Infantis Municipais. Metodologia. Estudo transversal descritivo quantitativo, do qual participaram 100 professores, respondendo a questionários sobre o motivo das escolhas alimentares e consumo alimentar. Resultados: O fator apelo sensorial foi atribuído com maior relevância para determinar as escolhas alimentares dos professores, seguido dos fatores saúde, conteúdo natural e controle de peso, associados com requisitos importantes para promoção de hábitos alimentares saudáveis. Os participantes consumiram com maior frequência alimentos in natura e minimamente processados. Esses resultados reforçam que o professor pode influenciar positivamente as escolhas alimentares das crianças no ambiente escolar. Conclusão: os professores podem ser influências positivas na formação de hábitos alimentares de crianças, mas ainda é preciso conscientizá-los sobre essa responsabilidade, preparando-os para abordar a alimentação na infância, especialmente em um momento em que se observa diminuição do compartilhamento familiar das refeições.

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Biografia do Autor

Roberta Lamonatto Taglietti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC

Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Área de Ciências da Saúde- Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde- Unochapecó

Aline Cristina Lalana, Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó, Chapecó, SC

Nutricionista forma pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó

Talita Menezes da Rosa, Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó, Chapecó, SC

Nutricionista forma pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó

Carla Rosane Paz Arruda Teo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó, Chapecó, SC

Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Área de Ciências da Saúde- Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde- Unochapecó

Fernanda Grison Confortin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó, Chapecó, SC

Docente do Curso de Nutrição Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó

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Publicado

2018-04-18

Como Citar

Taglietti, R. L., Lalana, A. C., Rosa, T. M. da, Teo, C. R. P. A., & Confortin, F. G. (2018). Avaliação dos aspectos relacionados às escolhas alimentares entre professores de centros educacionais infantis. Saúde (Santa Maria), 44(1). https://doi.org/10.5902/2236583430348