Educação em saúde e pesquisa-ação: instrumentos de cuidado de enfermagem na saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583427664

Palavras-chave:

Metodologia, Pesquisa, Enfermagem, Educação em Saúde, Saúde Mental

Resumo

Objetivos: identificar necessidades de ações educativas em saúde mental com familiares e pessoas com transtorno mental de um projeto de extensão universitária; desenvolver ações de educação em saúde mental e avaliar as ações desenvolvidas. Método: Pesquisa-ação realizada em Curitiba, no Projeto de Extensão “O cuidado à saúde de pessoas com sofrimento mental e familiares”. Participaram seis pessoas com transtorno mental e sete familiares. A coleta de dados ocorreu mediante entrevista e seis seminários educativos. Resultados: A família e a pessoa com transtorno mental precisam receber orientações e suporte para que possam reorganizar seus papéis diante da realidade de conviver com transtorno mental. Conclusão: Evidenciou-se que a metodologia da pesquisa-ação vem ao encontro da perspectiva de atuação do enfermeiro no modelo psicossocial de atenção em saúde mental ao oportunizar a educação em saúde com vistas ao cuidado conscientizador.

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Biografia do Autor

Tatiana Brusamarello, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, PR

Doutoranda de Enfermagem. Aluna do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (PPGENF/UFPR). Bolsista CAPES. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em cuidado humano em Enfermagem (NEPECHE). Curitiba-Paraná-Brasil.

Mariluci Alves Maftum, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, PR

Doutora em Enfermagem. Docente Adjunto da UFPR. Coordenadora e docente do PPGENF/ UFPR. Vice-líder do NEPECHE. Curitiba-Paraná-Brasil.

Maria de Fátima Mantovani, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, PR

Doutora em Enfermagem. Professor Associado da UFPR. Coordenadora da Iniciação Científica e Integração Acadêmica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UFPR. Membro do Grupo de Estudo Multiprofissional em Saúde do Adulto (GEMSA). Curitiba-Paraná-Brasil.

Camila Bonfim de Alcantara, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, PR

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná e, membro do grupo de pesquisa Núcleos de Estudo, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano em Enfermagem (NEPECHE) com ênfase em Saúde Mental.

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Publicado

2018-08-25

Como Citar

Brusamarello, T., Maftum, M. A., Mantovani, M. de F., & Alcantara, C. B. de. (2018). Educação em saúde e pesquisa-ação: instrumentos de cuidado de enfermagem na saúde mental. Saúde (Santa Maria), 44(2). https://doi.org/10.5902/2236583427664

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