FREQUÊNCIA DE DOR LOMBAR EM OPERADORAS DE TELEMARKETING EM SANTA MARIA, RS

Autores

  • Hedioneia Maria Foletto Pivetta UFSM
  • Ana Paula Ziegler Vey

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583413390

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2236583413390

O objetivo do estudo foi avaliar a frequência de dor lombar em operadoras de telemarketing de uma empresa da cidade de Santa Maria RS, bem como sua situação laboral e capacidade funcional das funcionarias que possuírem dor lombar. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a ficha de avaliação além dos questionários de Avaliação Funcional de Oswestry e de Roland-Morris. Fizeram parte da amostra oito funcionárias, com idade média de 25 anos. Das oito voluntárias, cinco apresentaram média de dor lombar 5 na escala visual analógica; no questionário Roland Morris a pontuação média foi de 2,8 e no questionário de Oswestry de 7% de incapacidade. Pode –se concluir que a dor lombar esteve presente em cinco das oito funcionarias avaliadas, caracterizando-se como dor de média intensidade.

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Biografia do Autor

Hedioneia Maria Foletto Pivetta, UFSM

Professora adjunto do Departamento de Fisioterapia e reabilitação. Doutora e mestre em Educação pela UFSM. Especialista em Saúde Coletiva pela UNIFRA.

Ana Paula Ziegler Vey

Fisioterapeuta graduada pelo Centro Universitários Franciscano. Especialista em Reabilitação Físico-motora.

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Publicado

2014-11-14

Como Citar

Pivetta, H. M. F., & Vey, A. P. Z. (2014). FREQUÊNCIA DE DOR LOMBAR EM OPERADORAS DE TELEMARKETING EM SANTA MARIA, RS. Saúde (Santa Maria), 141–146. https://doi.org/10.5902/2236583413390

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