AS TEORIAS DA JUSTIÇA: UM CONTRAPONTO ENTRE AS CONCEPÇÕES DE JOHN RAWLS E ROBERT NOZICK
DOI:
https://doi.org/10.5902/1981369421015Palavras-chave:
Teorias da Justiça. Libertarianismo. Justiça Distributiva. Justiça como Equidade.Resumo
Este artigo possui o escopo de apresentar e analisar as teorias da Justiça propostas nas obras “Uma teoria da Justiça” de John Rawls e “Anarquia, Estado e Utopia” de Robert Nozick, fazendo um contraponto entre os conceitos e aplicabilidade das teorias propostas por esses dois grandes autores. Nozick e Rawls são filósofos norte-americanos com inquestionável legado na Filosofia Política contemporânea, os quais, em suas obras, debatem e apresentam seus conceitos e compreensões acerca das teorias da Justiça e sua aplicação nas sociedades democráticas contemporâneas, contrapondo-se um com o outro. Para desenvolvimento do artigo foi utilizada como metodologia pesquisa bibliográfica e documental, ou seja, trata-se de uma análise da concepção de justiça nos dois autores supracitados, no âmbito da filosofia política, objetivando realizar um contraponto entre as duas teorias e relacionando com as expressões da questão social no Brasil na contemporaneidade.
Downloads
Referências
BRAGA, Raphael Brasileiro. Robert Nozick e sua Teoria Política: Uma alternativa viável à proposta de John Rawls? Revista Intuitio. Porto Alegre, v.2, n. 3. Nov, 2009.
BRESOLIN, Keberson; CICHOWSKI, Vicente Cougo. Sobre o Conceito de Justiça em John Rawls e Robert Nozick. Clareira, vol. 1, n. 2. Ago/Dez, 2014.
DOMINGOS, Terezinha Oliveira. A teoria da Justiça. Revista do Curso de Direito, v. 4, n. 4, 2007, p. 01-20. Disponível em <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/RFD/article/viewFile/526/%20524>. Acesso em: 07 dez. 2015
FIGUEIRA, Vasco; GARCIA, Hugo. John Rawls. Disponível em http://www.liberal-social.org/john-rawls. Acesso em: 02 dez. 2015.
GALINDO, Cleusy Araújo. A Teoria da Justiça de John Rawls e a problemática argumentativa e principiológica entre a igualdade de oportunidades e a distribuição de riquezas. Revista Eletrônica Intr@ciência, ed. 5, 2012. Disponível em: <http://www.faculdadedoguaruja.edu.br/revista/downloads/edicao52012/ artigo08_aTeoriaJusticaJohnRawlsProblematicaArgumentativaPrincipiologica.pdf>. Acesso em 10 dez. 2015.
GUIMARÃES, Deocleciano Torrieri (org). Dicionário Técnico Jurídico. 8. ed. São Paulo: Rideel, 2006.
MICHAELIS. Dicionário. Disponível em:<http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/ index.php? lingua=portugues-portugues&palavra=justi%E7a>. Acesso em: 02 dez. 2015.
MONTORO, André Franco. Introdução à ciência do Direito. 26 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.
NOZICK, Robert. Anarquia, Estado e Utopia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 1991.
QUINTANILHA, Flavia Renata. A concepção de justiça de John Rawls. Intuitio, Porto Alegre v. l.3, n. 1. Jun, 2010.
RAWLS, John. Uma teoria da Justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
SANTOS TERCEIRO, Ivanildo. Um pequeno guia para Robert Nozick. Disponível em <http://epl.org.br/2014/12/18/um-pequeno-guia-para-robert-nozick/>. Acesso em: 02 de dezembro de 2015.
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. John Rawls: a economia moral da justiça. Sociedade e Estado, v. 26, n. 3. Set/Dez, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.