O ensino das artes na cultura contemporânea: enfrentamentos e recriação das práticas docentes para re-existir no currículo em tempos de “reformas”
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734888287Parole chiave:
Ensino de artes visuais, Formação de professores, Trabalho docente, Resistência, Re-existênciaAbstract
O ensino de Arte sempre foi reformulado por meio de documentos de órgãos da educação – municipal, estadual ou federal. Recentemente o ensino de Arte enfrenta reformulações que parecem não se valer, na realidade, das práticas docentes nas escolas nas disciplinas de Arte. Desta vez a BNCC (2017) está promovendo reformas como um desmonte da Área de Arte no currículo. Logo, devemos promover enfrentamentos e recriar alternativas que resistam às proposições de documentos “reformadores” que interferem nas práticas docentes sem “tomar conhecimento” da realidade escolar brasileira: onde falta quase tudo e sobram leis que não representam a realidade da Educação, dos Corpos e dos Movimentos das instituições escolares no Brasil. A partir de discussões epistemológicas descoloniais fronteiriças que tratam da prática docente, da formação de professores e do ensino de Arte atuais, pretende-se apontar estratégias de atuação e de consciência epistêmica que resistam às imposições dos sistemas que (de)formam a realidade sociocultural, econômica e educacional brasileiras. Para, com isso, enquanto professores de Arte, evidenciar que é preciso re-existir para continuarmos existindo no currículo da Educação no Brasil.
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