Anarquismo e infância: a literatura anarquista para crianças

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865621

Parole chiave:

Literatura infantil, Literatura anarquista, Anarquismo, Infância.

Abstract

Este artigo discute a produção de materiais literários por coletivos e editoras anarquistas, concentrando-se nos livros destinados às crianças. Investe em uma metodologia de discussão sobre três livros infantis produzidos por anarquistas, sendo: A Cura (Brasil, 2015), A Rule is to Break (Estados Unidos, 2012) e Animal Squat (Inglaterra, 2019) e contextualiza a experiência política e militante da difusão de parte desse material no Brasil, através do Laboratório de Educação Anarquista (LEA). Discorre acerca das concepções de literatura infantil e de criança/infância, defendendo um posicionamento político anti-adultocêntrico.

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Biografie autore

Sílvio Gallo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo

Sílvio Gallo. Professor Titular da Faculdade de Educação da Unicamp. Licenciado em Filosofia, mestre e doutor em Educação, com livre docência em Filosofia da Educação. Pesquisador 1B do CNPq. Seus campos de pesquisa são atravessados pelo Anarquismo e pela Filosofia Francesa Contemporânea. Atualmente, dedica-se a pensar a infância e suas potências descolonizadoras.

Olivia Pires Coelho, Universidade Estadual de Campinas

Olivia Pires Coelho estudou Geografia (UFAM) e Pedagogia (UFRGS), é Mestre em Educação - Estudos sobre Infâncias (UFRGS) e atualmente cursa o Doutorado em Educação na UNICAMP com financiamento CAPES/DS. É anarquista e articula, desde 2011, espaços coletivos para crianças no contexto de movimentos sociais e organizações políticas. Militante do movimento materno, também é ativista pelo direito à participação infantil e pelo reconhecimento de bebês e crianças pequenas como sujeitos ativos na sociedade. Participa de Coletivos feministas e de Educação Popular. Desenvolve pesquisas,   publica artigos e comunicações nas áreas de Infância e Anarquismo, Descolonização e Geografia da Infância. 

Rafael Moraes Limongelli, Universidade Estadual de Campinas

Rafael Limongelli. Doutorando em Educação (Universidade de Campinas, Brasil), Mestre em Educação (Universidade Federal de São Paulo, Brasil, 2017), Bacharel em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, 2013) e Técnico em Artes Cênicas (Instituto de Artes e Ciências, Brasil, 2008). Publicou os livros de poemas Cretino (Ed. Patuá, 2013) e Duna (Ed. Patuá, 2018). Atualmente é membro do Transversal e LIMA (Laboratório Insurgente de Máquinas Anarquistas), ambos grupos de pesquisa da Universidade de Campinas, e organiza a FLIPEI - Festa Literária Pirata das Editoras Independentes.

Renato Mendes, Universidade Estadual de Campinas

Renato Mendes. Ator, dramaturgo e professor de teatro. Mestrando em Educação pela FE-Unicamp. Graduado em Arte-Teatro pelo IA-Unesp. Desenvolve pesquisa sobre teatro, educação e pedagogia do teatro, com ênfase em Teatro Político, Pedagogia Libertária, e o Teatro Social anarquista no território brasileiro.

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Pubblicato

2021-08-30

Come citare

Gallo, S., Coelho, O. P., Limongelli, R. M., & Mendes, R. (2021). Anarquismo e infância: a literatura anarquista para crianças. Revista Digital Do LAV, 14(2), 187–207. https://doi.org/10.5902/1983734865621