Anarquismo e infância: a literatura anarquista para crianças
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734865621Parole chiave:
Literatura infantil, Literatura anarquista, Anarquismo, Infância.Abstract
Este artigo discute a produção de materiais literários por coletivos e editoras anarquistas, concentrando-se nos livros destinados às crianças. Investe em uma metodologia de discussão sobre três livros infantis produzidos por anarquistas, sendo: A Cura (Brasil, 2015), A Rule is to Break (Estados Unidos, 2012) e Animal Squat (Inglaterra, 2019) e contextualiza a experiência política e militante da difusão de parte desse material no Brasil, através do Laboratório de Educação Anarquista (LEA). Discorre acerca das concepções de literatura infantil e de criança/infância, defendendo um posicionamento político anti-adultocêntrico.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 2006.
ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BARTHES, R. Aula. Tradução de Leyla Perrone Moisés. São Paulo: Ed. Cultrix, 1978.
BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
COSTA, D. W. S.; BRITO, M. R. A literatura e a vida: entre Deleuze e Caio Fernando Abreu. Sociopoética. Campina Grande, n. 20, v. 2, 2018.
DELEUZE, G. Crítica e Clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka - por uma literatura menor. Tradução: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1977.
GALLO, S. Pedagogia Libertária: anarquistas, anarquismos e educação. Editora Imaginário e Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007.
GALLO, S. Educação Infantil: do dispositivo pedagógico ao “ir junto” com as crianças. In: ABRAMOWICZ, A.; TEBET, G. G. C. (org.). Infância e pós-estruturalismo. 2ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019, p. 113-130.
HILLESHEIM, B. Por uma literatura menor: produção literária para a infância. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 16, n. 2, p. 38-50, mar. 2009
MASSONI, L. F. H. Ilustrações em livros infantis: alguns apontamentos. D.A Pesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 121-129, 2018.
OLIVEIRA, L. C. C. Deleuze e a literatura: o devir pelas linhas da escrita. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. 2010.
ROSA, R. Espaços para crianças nas Feiras Anarquistas. Revista da Biblioteca Terra Livre, Ano II – Número 3 (1º semestre de 2015).
ROSEMBERG, F. Educação para quem? Ciência e Cultura, São Paulo, v. 28, n. 12, p. 1466-1471, 1976.
SANTIAGO, F. FARIA, A. L. G. Para além do adultocentrismo: Uma outra formação docente descolonizadora é preciso. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v.5, n.13, p.72-85, jan./abr. 2015.
SILVA, A. L. Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM. São Paulo: 2009.
SCHÉRER, R. HOCQUENGHEM, G. “Co-Ire”: album systématique de l’enfance. Revue Recherches, nº 22, 1976.