Anarchism and childhood: anarchist literature for children

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865621

Keywords:

Children’s literature, Anarchist literature, Anarchism, Childhood.

Abstract

This article discusses the production of literature by anarchist collectives and publishers, focusing on children’s books. It invests in a discussion methodology of three children's books produced by anarchists, namely: A Cura (Brazil, 2015), A Rule is to Break (United States, 2012) and Animal Squat (England, 2019). The political and militant experience of disseminating part of this material in Brazil through the Anarchist Education Laboratory (LEA) is also contextualized. Lastly, the conceptions of children’s literature and child / childhood are discussed, defending a political position of anti-adultcentrism.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sílvio Gallo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo

Sílvio Gallo. Professor Titular da Faculdade de Educação da Unicamp. Licenciado em Filosofia, mestre e doutor em Educação, com livre docência em Filosofia da Educação. Pesquisador 1B do CNPq. Seus campos de pesquisa são atravessados pelo Anarquismo e pela Filosofia Francesa Contemporânea. Atualmente, dedica-se a pensar a infância e suas potências descolonizadoras.

Olivia Pires Coelho, Universidade Estadual de Campinas

Olivia Pires Coelho estudou Geografia (UFAM) e Pedagogia (UFRGS), é Mestre em Educação - Estudos sobre Infâncias (UFRGS) e atualmente cursa o Doutorado em Educação na UNICAMP com financiamento CAPES/DS. É anarquista e articula, desde 2011, espaços coletivos para crianças no contexto de movimentos sociais e organizações políticas. Militante do movimento materno, também é ativista pelo direito à participação infantil e pelo reconhecimento de bebês e crianças pequenas como sujeitos ativos na sociedade. Participa de Coletivos feministas e de Educação Popular. Desenvolve pesquisas,   publica artigos e comunicações nas áreas de Infância e Anarquismo, Descolonização e Geografia da Infância. 

Rafael Moraes Limongelli, Universidade Estadual de Campinas

Rafael Limongelli. Doutorando em Educação (Universidade de Campinas, Brasil), Mestre em Educação (Universidade Federal de São Paulo, Brasil, 2017), Bacharel em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, 2013) e Técnico em Artes Cênicas (Instituto de Artes e Ciências, Brasil, 2008). Publicou os livros de poemas Cretino (Ed. Patuá, 2013) e Duna (Ed. Patuá, 2018). Atualmente é membro do Transversal e LIMA (Laboratório Insurgente de Máquinas Anarquistas), ambos grupos de pesquisa da Universidade de Campinas, e organiza a FLIPEI - Festa Literária Pirata das Editoras Independentes.

Renato Mendes, Universidade Estadual de Campinas

Renato Mendes. Ator, dramaturgo e professor de teatro. Mestrando em Educação pela FE-Unicamp. Graduado em Arte-Teatro pelo IA-Unesp. Desenvolve pesquisa sobre teatro, educação e pedagogia do teatro, com ênfase em Teatro Político, Pedagogia Libertária, e o Teatro Social anarquista no território brasileiro.

References

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 2006.

ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BARTHES, R. Aula. Tradução de Leyla Perrone Moisés. São Paulo: Ed. Cultrix, 1978.

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

COSTA, D. W. S.; BRITO, M. R. A literatura e a vida: entre Deleuze e Caio Fernando Abreu. Sociopoética. Campina Grande, n. 20, v. 2, 2018.

DELEUZE, G. Crítica e Clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka - por uma literatura menor. Tradução: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1977.

GALLO, S. Pedagogia Libertária: anarquistas, anarquismos e educação. Editora Imaginário e Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007.

GALLO, S. Educação Infantil: do dispositivo pedagógico ao “ir junto” com as crianças. In: ABRAMOWICZ, A.; TEBET, G. G. C. (org.). Infância e pós-estruturalismo. 2ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019, p. 113-130.

HILLESHEIM, B. Por uma literatura menor: produção literária para a infância. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 16, n. 2, p. 38-50, mar. 2009

MASSONI, L. F. H. Ilustrações em livros infantis: alguns apontamentos. D.A Pesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 121-129, 2018.

OLIVEIRA, L. C. C. Deleuze e a literatura: o devir pelas linhas da escrita. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. 2010.

ROSA, R. Espaços para crianças nas Feiras Anarquistas. Revista da Biblioteca Terra Livre, Ano II – Número 3 (1º semestre de 2015).

ROSEMBERG, F. Educação para quem? Ciência e Cultura, São Paulo, v. 28, n. 12, p. 1466-1471, 1976.

SANTIAGO, F. FARIA, A. L. G. Para além do adultocentrismo: Uma outra formação docente descolonizadora é preciso. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v.5, n.13, p.72-85, jan./abr. 2015.

SILVA, A. L. Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM. São Paulo: 2009.

SCHÉRER, R. HOCQUENGHEM, G. “Co-Ire”: album systématique de l’enfance. Revue Recherches, nº 22, 1976.

Published

2021-08-30

How to Cite

Gallo, S., Coelho, O. P., Limongelli, R. M., & Mendes, R. (2021). Anarchism and childhood: anarchist literature for children. Revista Digital Do LAV, 14(2), 187–207. https://doi.org/10.5902/1983734865621