“Pai e construtor da arte brasileira” – A Academia das Belas Artes na reforma da educação promovida por Benjamin Constant em 1890/1891

Autori

  • Camila Dazzi Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro - Campus Nova Friburgo

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373486536

Parole chiave:

Reforma da Academia das Belas Artes, Reforma da Educação de Benjamin Constant, Ensino Artístico

Abstract

No decorrer da década de 1880, a Academia Imperial de Belas Artes foi alvo de avaliações desfavoráveis por parte de críticos de arte e de alguns de seus professores, alunos e diretores. Exigia-se uma reforma urgente da estrutura e dos métodos de ensino da instituição. Com o advento da República, em novembro de 1889, a ansiada reformulação começou a se tornar realidade através da nomeação de uma comissão incumbida de elaborar o projeto de reforma da Academia. Depois de muitos debates ao longo de 1890 sobre o modo como a Reforma deveria ser conduzida, o então ministro da Instrução Pública, Correios e Telégrafos, Benjamin Constant, aprovou os Estatutos da Escola Nacional das Belas Artes, em 8 de novembro daquele ano, com o decreto n. 983. O presente artigo apresentar a ‘Reforma de 1890’ como parte da reforma de educação de Benjamin Constant, colocada em prática nos anos de 1890 e 1891.

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Biografia autore

Camila Dazzi, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro - Campus Nova Friburgo

Doutora em Teoria da Arte - História e Crítica pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ (2011). Mestre em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP (2006) e graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atua como professora-pesquisadora, lecionando História da Arte nos Cursos de Graduação e Especialização do CEFET/RJ- Campus Nova Friburgo, com orientação de bolsistas PIBIC. É editora responsável pela revista 19&20, organizadora dos livros Oitocentos - Tomo I e II e autora de artigos publicados em periódicos de conhecida importância no campo da Arte, além de ensaios e estudos em obras coletivas. Temas de Pesquisa principais: Arte Brasileira do século XIX e Início do XX, Ensino Artístico Oitocentista, Crítica e Teoria da Arte do século XIX, Relações entre Brasil e Itália na Arte Oitocentista, Educação Patrimonial.

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Capa de Identificação do Trabalho

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Pubblicato

2013-03-26

Come citare

Dazzi, C. (2013). “Pai e construtor da arte brasileira” – A Academia das Belas Artes na reforma da educação promovida por Benjamin Constant em 1890/1891. Revista Digital Do LAV, (10), 019–037. https://doi.org/10.5902/198373486536