Ateliê de mundos: políticas do tempo e sentidos da escola

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734887872

Mots-clés :

Tempo, Scholé, Criação, Desencantamento, Reencantamento

Résumé

Os gregos antigos entendiam escola como uma qualidade temporal: scholé é o tempo livre, não porconvite à inação, mas por abertura à indeterminação. No mundo Clássico, escola é o tempo-espaço não determinado pelo tempo da produtividade e, por isso mesmo, propício ao pensamento criador. Com a formação da modernidade, os tempos da produtividade e da aprendizagem foram se tornando cada vez mais indistintos, a ponto de coincidirem: a escola passa a ser, em grande medida, o espaço que prepara e antecipa o trabalho produtivo. No presente artigo, essa realidade é analisada, investigando-se a categoria tempo e suas implicações políticas, traçando conexões com os sentidos da escola. Sustenta-se a possibilidade de a escola recuperar sua afinidade com a indeterminação, recusando ser pautada pelo tempo da produção e afirmando sua conexão com o tempo da criação.  São abordados os conceitos de desencantamento e reencantamento do mundo, bem como com a pluralidade de conceitos de tempo próprios a distintas culturas, investigando a complexidade político-social desses fenômenos. Dialoga-se com o conceito de pensamento poético e evoca-se, por fim, uma educação com arte, compreendendo que,para além de uma fábrica de trabalhadores, há a urgência política de pensar a escola como um grande espaço de criação: um ininterrupto ateliê de mundos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Priscilla Menezes de Faria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Artista, pesquisadora e professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atuando no campo da Arte e Educação dentro da licenciatura em Pedagogia. Doutora em Artes Visuais pelo Programa de pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integra o grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos) e coordena a pesquisa "Investigar o poético: ensaios metodológicos, experimentações narrativas" na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Amanda de Faria Sánchez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pedagoga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e mestranda em Educação na linha de pesquisa Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologia, também na UniRio. Sob orientação da professora Dra. Léa Tiriba, acompanha o GiTaKa, Grupo de Pesquisas Infâncias, Tradição Ancestral e Cultura Ambiental e, além disso, é integrante do grupo de estudos Investigar o Poético, coordenado pela Profa. Dra. Priscilla Menezes, também na UniRio.

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Publié-e

2024-06-26

Comment citer

Menezes de Faria, P., & Sánchez, A. de F. (2024). Ateliê de mundos: políticas do tempo e sentidos da escola. Revista Digital Do LAV, 17(1), e6/1–14. https://doi.org/10.5902/1983734887872