As crianças e suas fabulações

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734865448

Mots-clés :

fabulação, criança, invenção.

Résumé

Neste artigo, discute-se a brincadeira das crianças como processos não padronizáveis, visto que, em movimentos criativos, inventam tanto brinquedos como brincadeiras inusitadas nos centros de educação infantil. Problematiza-se, assim, os modos pelos quais as crianças atualizam o plano da virtualidade, abrindo-se para outros mundos a serem habitados. Como estratégia metodológica, adota-se a pesquisa cartográfica, acompanhando processos ocorridos no cotidiano escolar. Ao longo desta investigação, argumenta-se que o fabular envolve ‘artistagens’ e encontros entre corpos, deslocando o pensamento ordinário para o extraordinário. Conclui-se que as crianças, ao fabularem, estimulam outros modos de existir e (re)existir na vida devido a sua força inventiva.

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Bibliographies de l'auteur-e

Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação. Pós-Doutora em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL/PT) e em Currículo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

 

 

Camilla Borini Vazzoler Gonçalves, UFES

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Vila Velha (UVV). Professora da Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES.

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Publié-e

2021-08-30

Comment citer

Carvalho, J. M., & Gonçalves, C. B. V. (2021). As crianças e suas fabulações. Revista Digital Do LAV, 14(2), 263–280. https://doi.org/10.5902/1983734865448