Sobre mediações, olhares e concepções visuais

Autores

  • Paulo Henrique Camargo Batista Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (CTS). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Instituto Federal do Paraná, IFPR, Curitiba, PR.
  • Luciana Martha Silveira Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (CTS). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734829730

Palavras-chave:

Olhar, Visualidade, Concepção visual, Pintura, Fotografia

Resumo

Buscamos elaborar uma reflexão sobre ‘o olhar’ que precede a concepção visual da imagem em sua linguagem. A partir de um recorte comparativo entre a pintura e a fotografia, o artigo objetiva investigar possibilidades para entender o caminho de construção da visualidade e como ela se estabelece neste processo, abordando também parte dos contextos subjetivos, técnicos e histórico-culturais envolvidos em sua materialização. No breve exercício de pensar e problematizar este universo ligado à concepção de imagens, o artigo procura avaliar se, contemporaneamente, as câmeras fotográficas podem se mostrar como agentes indutores de um ato fotográfico autômato, que podem interferir no processo ou gerar resultados estéticos menos particulares nas concepções visuais desenvolvidas pelos artistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Camargo Batista, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (CTS). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Instituto Federal do Paraná, IFPR, Curitiba, PR.

Doutorando e Mestre (2006) em Tecnologia e Sociedade (CTS) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná com projeto em imagem fotográfica e linguagem. Professor de fotografia do Institutto Federal do Paraná. IFPR, Campus Curitiba.

Luciana Martha Silveira, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (CTS). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR.

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas (1989), Mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1994), Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado na Universidade de Michigan (2009-2010). Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Cor, arte e tecnologia; Relações entre a tecnologia e a arte; entre a arte e a ciência; arte imersiva; suportes híbridos e percepção; arte, processo criativo e inovação; arte cinética; aplicação da Teoria da Cor no Design e na Arte; Arte, Tecnologia e Sociedade.

Referências

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Editora Relume Dumará, 2002.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Organização e revisão: Arthur Ituassu. Tradução: Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de janeiro: Editora PUC Rio, Apicuru, 2016.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Batista, P. H. C., & Silveira, L. M. (2018). Sobre mediações, olhares e concepções visuais. Revista Digital Do LAV, 11(1), 161–178. https://doi.org/10.5902/1983734829730