Um mundo de imagens para desvendar: fotografia e cinema na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734865701Palabras clave:
Mídia-educação, Fotografia, Cinema, Prática Pedagógica, Infância.Resumen
Este artigo, de caráter ensaístico, apresenta algumas concepções e práticas desenvolvidas ao longo dos últimos anos em escola do nordeste brasileiro. Caracteriza a área da docência na Educação Infantil, salientando seus fazeres e especificidades. Aponta a mídia-educação, como campo de experiência a ser considerado nessa modalidade de ensino, percebendo no atual contexto a predominância de imagens que necessitam de desvelamento por meio de um trabalho pedagógico sistemático. Lança discussão sobre a fotografia e o cinema, encarando-os enquanto linguagens, como formas de expressão do pensamento humano, dotadas de particularidades. Apresenta fundamentação teórica, baseada nas ideias de: Barbosa (1998), Belloni (2001, 2009), Buckingham (2005), Fantin (2011), Flores (2011), Gonnet (2001), Kellner (2001), Napolitano (2003), Orozco Gomez (1996), Rego (1999), Vygotsky (1998). Mostra diferentes possibilidades de atuação dentro das linguagens fotográfica e cinematográfica com crianças, tomando como referencia teórico-metodológica experiencias já construídas nas quais essas mídias foram acionadas.
Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos e Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BELLONI, Maria Luiza, BÉVÓRT, Evelyne. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Revista Educação & Sociedade. Vol. 30, Nº 109, Campinas, Set./Dez. 2009.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2001.
BUCKINGHAM, David. Educación en medios: alfabetización, aprendizaje y cultura contemporánea. Barcelona: Paidós, 2005.
CORDEIRO, Sandro da Silva, ALMEIDA, Cibele Lucena de. Caranguejo uçá, caranguejo uçá, apanhamos ele na lama e fomos logo pesquisar: o estudo do caranguejo no NEI/CAp/UFRN. VII Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - SICEA. Florianópolis, UFSC, 2011.
FANTIN, Mônica. Crianças, cinema e educação: além do arco-íris. São Paulo: Annablume, 2011.
FLORES, Laura González. Fotografia e pintura: dois meios diferentes? São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
FOLQUI, Maria da Assunção. Educação Infantil, tecnologia e cultura. Revista Pátio Educação Infantil. Porto Alegre, N.28, p. 8-11, 2011.
GONNET, Jacques. Éducation aux médias: les controverses fécondes. Paris: Hachette Éducation, 2001.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
MORAN, José Manoel. Como ver televisão. São Paulo: Paulinas, 1991.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
OROZCO GOMEZ, Guilhermo. Televisión y audiências: un enfoque cualitativo. Madrid: Ediciones de La Torre/Universidad Iberoamericana, 1996.
PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
PERROTI, Edmir. A Criança e a produção cultural. In: ZILBERMAM, Regina (Org.) A produção cultural para a criança. POA: Mercado Aberto: Porto Alegre.
RÊGO, Maria Carmem Freira Diógenes. O currículo em movimento. Caderno Faça e Conte. Natal, v. 2, n. 2, p. 61-82, 1999.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.