Encontros com o cinema de animação e com crianças na produção de filmes sobre direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734844248Palabras clave:
Encontros com o cinema. Cinema de animação. Direitos humanos.Resumen
O artigo faz parte de pesquisa mais ampla realizada no estágio de pós-doutorado na Pós-Graduação em Educação da Unirio (2019-2020). Tem por propósito descrever o conceito de encontros com o cinema de Bergala (2008), traçar parte de minha trajetória como pesquisadora até os encontros com as crianças, nas experiências de produção de filmes de animação, em projeto de pesquisa e de extensão. Os filmes produzidos, doze, ao total, feitos com estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, têm como temas-argumentos: infâncias; gênero; direitos humanos; violência contra crianças; fazer cinema; corpo/autocuidado/autoproteção. Todos os temas têm relação direta com a defesa dos direitos humanos das crianças. Ao discutir sobre eles, recorro a alguns dos filmes produzidos, assim como a informações de pesquisas realizadas com as crianças, para saber como elas pensam sobre este e outros temas, como dignidade humana, direitos e deveres, redes de proteção.
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