As implicações da poética urbana na formação do educando do ensino médio

Autores/as

  • Patrícia Vaz Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482157

Palabras clave:

Ensino das Artes Visuais, Arte Urbana, Ensino Médio

Resumen

O presente texto trata-se de uma reflexão acerca do Estágio Curricular Supervisionado realizado no primeiro ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Coronel Pilar situado na Rua: Pinto Bandeira, 225 em Santa Maria – Rio Grande do Sul, (o qual se constituiu de dez encontros, com dois períodos cada, realizados de 4/10 à 13/12/2007), tendo em vista que a temática propulsora para o  esenvolvimento dos planos de aula desta prática, na disciplina de Ensino das Artes Visuais foi a questão da Arte Contemporânea com ênfase nas implicações da Arte Urbana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Vaz Pereira

Bacharel e Licenciada em Artes Visuais. Especialista em Design para Estamparia

Citas

AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves. Multiculturalidade e um Fragmento da História da Arte/Educação Especial. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.) Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2002, p. 95-104.

BARBOSA, Ana Mae (Org.). I nquietações e Mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2002.

BUORO, Anamelia Bueno. Olhos que pintam - a leitura de imagem e o ensino da arte. 2a edição. São Paulo: Cortez, 2002.

EFLAND, Arthur D. Cultura, Sociedade, Arte e Educação num mundo Pós-Moderno. In:

GUINSBURG, J; BARBOSA, Ana Mae (Orgs.). O Pós-Modernismo. São Paulo:

Perspectiva, 2005, p.173-187.

FRANZ, Teresinha Sueli. Educação para um a com preensão crítica da Arte. Santa Catarina: Letras Contemporâneas, 2003.

_____________. O que significa interpretar criticamente uma obra de arte? Revista

Pátio. Porto Alegre: Artes Médicas. Nº 28. Novembro, 2003.

HERNÁNDEZ, Cultura Visual, m udança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

JIMENEZ, Marc. O que é estética? São Leopoldo-RS: Unisinos,1999

MARTINS, Mirian Celeste. Aquecendo uma transforma-ação: atitudes e valores no ensino de Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.).Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte.São Paulo: Cortez, 2002, p.49-60.

NARDIN, Heliana Ometto; FERRARO, Mara Rosângela. Artes Visuais na contemporaneidade: marcando presença na escola. In:

FERREIRA, Sueli (Org.). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas, SP: Papirus, 2001, p.180-224.

RICHTER, Ivone Mendes. Multiculturalidade e interdisciplinaridade. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.) Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2002.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

BREVE GLOSSÁRIO DA CULTURA DO GRAFITTI, 2008. Disponível em: http://www.artgraffiti.net. Acesso em: 12/9/2007.

LARA, Arthur H.. - Arte Urbana em Movim ento. Mestrado, Depto. de Comunicações e Artes, ECA USP, 1996. Disponível em:

http: http://www.artgaragem.com.br/grafite/. Acesso em: 20/10/2007.

MARTINS, Raimundo. Educar com Imagens: múltiplos tempos e interpretação. Artigo publicado no Boletim Arte na Escola nº 45, Abril de 2007. Disponível em: http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=70. Acesso em: 21/11/2007.

RAMOS, Célia Maria Antonacci. Poéticas do Urbano-Ponto de Partida. Disponível em: http://pages.udesc.br/~poeticasdourbano. Acesso em: 10/10/2007.

Publicado

2010-10-25

Cómo citar

Pereira, P. V. (2010). As implicações da poética urbana na formação do educando do ensino médio. Revista Digital Do LAV, 1(1), 131–151. https://doi.org/10.5902/198373482157

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.