Entender a educação como um acto de cultura: estratégias de formação artística

Autores

  • Anabela Moura Instituto Politécnico de Viana do Castelo

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482137

Palavras-chave:

Educação Artística, Educação Patrimonial

Resumo

É confiada ao sistema escolar Português a função primordial de contribuir para a compreensão e preservação do património, sendo que a educação patrimonial é uma componente importante da Educação Artística em Portugal. Um problema central no seu estudo é a falha do sistema escolar na consecução das finalidades atrás descritas, porque o seu ensino é feito de uma forma muito etnocêntrica*, ignorando as culturas minoritárias e as culturas não Europeias. Este artigo explora diversas abordagens educativas e apresenta estratégias utilizadas por professores de Cursos de Arte da Formação Inicial e Mestrado, que têm trabalhado com o Departamento de Educação Artística da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESEVC), Portugal. Os presentes Projectos tiveram as seguintes finalidades: (1) reflectirsobre educação artística usando literatura predominantemente Anglo-Saxónica; (2) desenvolver uma prática reflexiva; e (3) utilizar os princípios fundamentais da investigação educativa. No final apresentam-se algumas conclusões e implicações para o contexto da educação em geral e especificamente para o Projecto Internacional em curso entre a ESEVC e Universidades de Ensino Superior do Brasil (e.g. Belo Horizonte, Uberaba & Campinas), intitulado Experiências D'Além Mar: Estudos Luso-Brasileirossobre Cultura, Educação e Educação em Arte.

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Biografia do Autor

Anabela Moura, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

PhD, Surrey Roehampton University, Londres, MA De Montfort University Leicester, Licenciada FBAUP, Coordenadora do Departamento de Artes, da Escola Superior de Educação

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Publicado

2010-10-19

Como Citar

Moura, A. (2010). Entender a educação como um acto de cultura: estratégias de formação artística. Revista Digital Do LAV, 5(5), 016–045. https://doi.org/10.5902/198373482137