Gênero, docência e cadernos de receita na caçarola da cultura visual
DOI:
https://doi.org/10.5902/198373484078Schlagworte:
Cadernos de receita culinária, Gênero, Prática docenteAbstract
O presente artigo, oriundo de reflexões iniciais da pesquisa doutoral desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual/FAV/UFG, visa discorrer sobre a possibilidade investigativa de questões referentes à subjetividade dos sujeitos, isto por meio de temas pertencentes à esfera do cotidiano e o modo como estas se articulam com a prática docente. Para tanto, utiliza-se o caderno de receitas culinárias como objeto desta análise, buscando pensar de que modo os elementos presentes em seu interior – não constituído apenas por receitas, mas por recortes de ordens variadas – e a atenção sobre o seu modo de construção em meio ao contexto sociocultural específico, podem provocar observações a respeito das relações de gênero. Diante da perspectiva da cultura visual e dos estudos do cotidiano, busca-se pensar por meio da investigação deste objeto e dos diálogos suscitados em relação ao tema gênero, de que modo tais questões acabam por influenciar a prática docente.
Downloads
Literaturhinweise
AGUIRRE, Imanol. Cultura visual, política da estética e educação emancipadora. In.: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs.). Como e por que pensamos a educação da cultura visual. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011.
BREA, José Luis. Recepción 2.0. In.: BREA, José Luis. Las Tres Eras de la Imagen Imagen-materia, film, e-image. Madrid: Akal, 2010.
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo Companhia das Letras, 1989.
CERTEAU, Michel. A Invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Ed. Vozes,
________________ GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: 2, morar,cozinhar. Petrópolis: Artes de Fazer, 1996.
DIAS, Belidson. O I/Mundo da Educação em Cultura Visual. Brasília: Editora da PósGraduação em Arte da Universidade de Brasília, 2011.
FREYRE, Gilberto. Açúcar. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LOPONTE, Luciana. Arte da docência em arte: desafios contemporâneos. In.: OLIVEIRA, Marilda (orgs.). Arte, Educação e Cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Pesquisa narrativa: concepções, práticas e indagações. In: Anais do II Congresso de Educação, Arte e Cultura – CEAC. Santa Maria: 2009.
NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. Revista Estudios Feministas, CFH/CCE/UFSC, Santa Catarina, vol. 8, nº 2, 2000, pág. 8-41.
RUBIN, Gayle. O tráfico de mulheres: notas sobre a economia política do sexo. Recife: S.O.S Corpo, 1993.
SANTOS, Carlos Roberto Antunes. Os pecados e prazeres da gula – os cadernos de receitas como fontes históricas. Disponível em http://
www.poshistoria.ufpr.br/fonteshist/Carlos%20Antunes.pdf. Acesso em: 08 de dezembro de 2011.
TAVIN, Kevin. Contextualizando visualidades no cotidiano: problemas e possibilidades do ensino da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação
da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009.