A Direção de Arte no Cinema: uma abordagem sistêmica sobre seu processo de criação

Autor/innen

  • Marcelo Moreira Santos Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734823914

Schlagworte:

Direção de Arte, Poética do Cinema, Análise Sistêmica, Autoria Colaborativa

Abstract

O presente artigo tem como objetivo entender o papel do Diretor de Arte dentro de uma produção cinematográfica de caráter ficcional. Tendo como fundamento analítico os teóricos dos sistemas Edgar Morin e Jorge Vieira, o texto nos conduz a uma reflexão sobre o processo de co-autoria, fugindo das simplificações e trazendo a complexidade à poética do cinema. O artigo ainda aborda os aspectos antogônicos e contraditórios de duas metodologias de produção: a) de um lado o burocratizado modelo hollywoodiano fordista-taylorista adotado como parâmetro organizacional em produções cinematográficas no começo do século XX pelo cinema de indústria; b) de outro o modelo elitizado e romântico do “cinema de autor” cuja matriz relega apenas ao cineasta a assinatura de um filme; para depois complexificá-los por meio de parâmetros sistêmicos de análise. O artigo termina expondo o caminho evolutivo encontrado no processo de criação vinculado ao Diretor de Arte e qual seu papel na consolidação da poética cinemática de um diretor de cinema.

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Autor/innen-Biografie

Marcelo Moreira Santos, Universidade do Algarve

Graduado em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Católica Dom Bosco - MS, Especialista em Comunicação Audiovisual pela PUC-PR, Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Pós-Doutorando pela Universidade do Algarve, Portugal, atuando principalmente nos seguintes temas: Poética do Cinema, Autoria Colaborativa no Cinema, Montagem, Cinematografia, Interpretação Fílmica e Poética Transmidiática. É membro pesquisador do Centro Internacional de Estudos Peircianos – CIEP desde 2007. 

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Veröffentlicht

2017-05-02

Zitationsvorschlag

Santos, M. M. (2017). A Direção de Arte no Cinema: uma abordagem sistêmica sobre seu processo de criação. Revista Digital Do LAV, 10(1), 014–030. https://doi.org/10.5902/1983734823914