Imagens-cinema e redes de conversações: linhas de fuga para pensar as questões de gêneros e de sexualidades nos cotidianos escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734844121

Palavras-chave:

Imagens-cinema. Gênero e sexualidades. Redes de conversações. Resistências inventivas. Currículos.

Resumo

Este artigo apresenta fragmentos de uma pesquisa realizada nos cotidianos de dois centros municipais de educação infantil, localizados na capital do Espírito Santo, que buscou compor encontros com professoras e crianças para pensar a força das imagens cinematográficas em redes de conversações na mobilização da temática gêneros, sexualidades e currículos. Problematiza como professores/as, em conexão com as fabulações das crianças, inventam processos de resistências às tentativas de padronização de currículos e de uniformização dos corpos, das culturas e da vida. Como metodologia, a pesquisa utiliza uma cartografia dos fluxos e forças que se engendram tendo as imagens cinematográficas como elemento disparador das redes de conversações que possibilitam a criação de linhas de vida para os currículos e as escolas. Argumenta que os encontros com as imagens cinematográficas seguidos de redes de conversações possibilitam a expansão de forças intensivas que acionam múltiplas sensações e provocam rupturas nos clichês e nas imagens dogmáticas do pensamento. Dessa forma, potencializam a coletividade na invenção de novos modos de subjetivação e de resistências inventivas às redes de poderes, que tentam silenciar e impedir as conquistas travadas pelos estudos e pesquisas no campo de gêneros, sexualidades e currículos que atravessam os cotidianos escolares.

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Biografia do Autor

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do ES

Pós-doutorado pela UFMG, doutorado e mestrado pela Ufes, professora ajunta Ufes.

Marlucy Alves Paraíso, UFMG

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da mesma faculdade. Fundadora e atual coordenadora do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq , Nível IC. 

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

da Silva, S. K., & Paraíso, M. A. (2020). Imagens-cinema e redes de conversações: linhas de fuga para pensar as questões de gêneros e de sexualidades nos cotidianos escolares. Revista Digital Do LAV, 13(1), 126–147. https://doi.org/10.5902/1983734844121