Pinhole: olhos noturnos na cidade

Fátima Borges, Roseli Nery

Resumo


Pinhole. Para confeccionar essas câmeras, utilizaram-se latas de mantimentos vedadas da luz que tiveram seu interior pintado de preto e um orifício com abertura controlável, sendo colocado no seu interior material fotossensível. Com as pinholes foram produzidas fotografias noturnas da cidade de Rio Grande (RS), pela ação dos feixes de luz dos veículos em movimento e da iluminação pública, que foram capazes de sensibilizar o papel dentro da câmera. Dessa forma, busca-se ter uma idéia da movimentação noturna da cidade através da avenida escolhida. Nesse processo, o que se tem é o olhar do objeto sobre a rua, visto que, como a câmera pinhole por não possui visor, não há o olhar do fotógrafo, mas o olhar do objeto sobre as coisas, sugerindo que a câmera tem o seu próprio olhar. O resultado são fotografias inesperadas, que apresentam áreas muito claras com pontos escurecidos que mostram a verdadeira imagem refletida dentro da câmera, que é invertida e negativa. Estas mostram somente alguns pontos de luz e o rastro deixado pela passagem dos carros. Ironicamente, tais imagens remetem à noção de dia contrapondo-se à idéia de noite.


Palavras-chave


Fotografia; Pinhole noturno; Arte

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

CUNHA, Eduardo Vieira da. Impressões: o modo negativo e os vestígios na arte contemporânea. Porto Arte, Porto Alegre, v. 13, n. 22, p. 117-122, 2005.

DIETRICH, Jochen. Câmara obscura: algumas idéias sobre a fotografia pinhole – nas artes, na estética, na educação. Porto Arte, Porto Alegre, v. 9, n. 17, p. 61-72, 1998.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

GLOSSÁRIO DE FOTOGRAFIA. Rio Gráfica, 1981.

RENNER, Eric. Pinhole photography: rediscovering a historic technique. 3. ed. Focal Press, 2004.

TESSLER, Elida; LENZI, Teresa. O maquinista. Porto Arte, Porto Alegre, v. 9, n. 17, 1998.

Fotografia. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/09/070911_greatpicture_is.shtml. Acesso em: 02/10/2007

Justin Quinnell. Disponível em: http://www.pinholephotography.org/. Acesso em:

/09/2007.

Paula Trope. Disponível em: http://www.galeriavermelho.com.br/v2/artistas.asp?

idioma=pt&id_artistas=38. Acesso em 25/09/2007.




DOI: https://doi.org/10.5902/198373482166

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio