A brincadeira la ursa, visualidades e peripécias
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734817857Palavras-chave:
La ursa, Visualidades, Cultura visualResumo
Esta pesquisa teve como objeto de estudo as visualidades e as peripécias transgressoras do folguedo “la ursa”, no bairro do Rangel, em João Pessoa- PB. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, do tipo etnográfico, que contou com coleta dados, entrevistas, registos imagéticos e observação direta da atuação de dois grupos de folguedo, um Espontâneo e outro Profissional. É uma investigação fundamentada em referenciais teóricos da Cultura Visual e da Antropologia do cotidiano, que analisa os processos de hibridização do La ursa, sua formação multicultural e a influência da cultura imagética midiática contemporânea exercida nesse entretenimento. O estudo concluiu que esta prática cultural, se reproduz e atua no processo histórico e social presente, re-significando o conhecimento informal e não formal organizado, mediado pelas relações humanas e suas inter-relações simbólicas a partir do ato de brincar.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Maria Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Papirus, Campinas, São Paulo, 1995.
AYALA, Marcos e AYALA, Maria Inês Novais. Cultura Popular no Brasil. Ática, São Paulo, 2006.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
LEAL, Wills. No tempo do lança-perfume ou a história do carnaval na/ da cidade de João Pessoa. 2 ed. João Pessoa: [s.n.], 2000.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1994.
REAL, Katarina. O folclore no carnaval do Recife. Rio de Janeiro: Companhia de Defesa do Folclore Brasileiro, v. 2, 1967. (coleção folclore brasileiro).