<b>O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO</b>

Autores

  • Marlis Morosini Polidori

Resumo

O artigo desenvolve uma reflexão sobre quais as caraterísticas inerentes às universidades que permitiram-nas sobreviver durante todo o período de sua existência e que atualmente estão sendo colocadas frente a cultura do curto prazo exigindo ações concretas e de rápido atendimento. Neste contexto, e analisando a passagem do modelo de controle estatal para o de supervisão estatal, verifica-se a autonomia universitária e os sistemas de avaliação como mecanismos úteis e adequados para auxiliar no processo de auto-conhecimento das instituições e conseqüentemente, na concepção de políticas educativas universitárias internas e externas à instituição.
Palavras Chave: autonomia, avaliação, políticas educativas universitárias.

Biografia do Autor

Marlis Morosini Polidori

Doutora em Educação – Avaliação do ensino superior. Assessora Técnico-acadêmica da Secretaria de Avaliação Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do ensino superior e Coordenadora de Avaliação Institucional da Rede Metodista de Educação – IPA

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Como Citar

Polidori, M. M. (2011). <b>O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO</b>. Educação, 28(1), 33–48. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4323

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Artigo Demanda Contínua